Confit de tomatinhos sweet (a melhor forma de serví-los)

23.7.14 dona perfeitinha 3 Comentários


Quem é que não gosta de experimentar uma receita especialmente gostosa e descobrir que também é especialmente simples de preparar?

Dedico essa receitinha de Confit de tomatinhos sweet (que também são conhecidos por tomatinhos uva) a todas vocês que dizem não saber preparar nada na cozinha. Acredito que vão começar a gostar de preparar alguma comidinha, mesmo que muito de vez em quando, depois de experimentarem a delícia que vai ficar esse confit. É só seguir os passos a passo desse post. "Comecem pelas entradinhas", essa é sempre minha sugestão. O orgulho de fazer algo gostoso não tem preço, rs.

Confitar é cozinhar um alimento, normalmente submerso em banha, óleo ou azeite, de forma lenta e a uma temperatura baixa, seja na panela ou no forno para que assim, dure bastante tempo. Quem trabalha na estrada ou no mar, sempre tem consigo alimentos confitados (os famosos 'confits'), especialmente os de carne que são cozidos lentamente na própria gordura do animal. Na época da minha avó, lembro-me de que era comum manter em latas carnes preparadas dessa maneira, submersas em óleo. Não ia à geladeira e durava meses. Os confits de carne são famosos, mas é possível fazer o processo também com vegetais, frutos e legumes, como com os tomatinhos sweet que vamos saber abaixo como preparar. Lembrando que mesmo mantendo submerso no azeite, o recomendado é deixar o confit na geladeira para que dure muito mais tempo. Como ele não é totalmente seco, conservando ainda bastante água, considere o prazo de um mês para a validade.

Eu já tinha uma receitinha de Confit de tomatinhos aprendida na época que aprendi a fazer tomates secos (cujos temperos e ideia são muito parecidos, mas que diferem significativamente na ideia do preparo - enquanto no primeiro a ideia é cozinhar murchando os tomatinhos no azeite, no segundo desidratamos os tomates sem óleo, apenas temperos para só depois de frios mantê-los conservados em azeite); mas navegando pela net, descobri um blog chamado Eu já comi, de um cara de BH que realmente entende de cozinha e a receitinha dele de confit de tomatinhos sweet me conquistou com seus temperos, principalmete o alecrim. Acho que vão gostar tanto quanto eu de explorar todo o blog do Calebe, pois ali tem uma escrita refinada e receitas muito legais, além de dicas de locais pra comer bem em Belo Horizonte. Amo muito tudo isso! O autor desse blog já foi ganhador do quadro 'Jogo de Panelas' do programa da Ana Maria Braga na Rede Globo de Televisão. Bacana, né?

Então lá vai a receita de Confit de Tomatinhos, baseada na receita do Calebe do Eu já Comi:

Como esse é um aperitivo pra lá de gostoso e o tempo de cozimento no forno é de 1(uma) hora, não vale fazer pouco. Faça uma quantidade maior, pois vai durar muito tempo na sua geladeira.

800g a 900g de tomatinhos sweet (3 embalagens compradas em hortifrúti). Esse tomatinho é o mais adocicado e saboroso do mercado e é conhecido como Sweet Grape ou Tomate Uva, por isso o mais indicado pra essa receita, mas você também pode fazer com tomates cerejas comuns que são mais ácidos, mas que também ficam muito gostosos confitados.

Dica pra lavar os tomatinhos: Lave bem seus tomatinhos com água e detergente, e deixe de molho por 20 minutos na água com água sanitária - 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água, enxague e reserve em uma travessa para ser levada ao forno (é interessante que quem não tem muito costume com cozinha, use uma assadeira mais alta que a que eu usei, já que você vai ter que cobrir os tomates com azeite e assim não terá perigo de entornar, principalmente na hora de tirar do forno, com o azeite fervido, evitando acidentes).

Em uma vasilha, misture os temperos secos: 12 folhas de louro secas (pode ser das frescas também - fica ainda mais gostoso); 2 colheres de sopa de alecrim seco (se for do fresco, use pelo menos uns 5 galhinhos);  2 colheres de sopa de sal; 4 colheres de sopa de açúcar; 1/2 colher de sopa de pimenta verde moída (serve qualquer pimenta seca, branca, verde, do reino, etc):

Descasque 5 dentes de alho...

E deixe-os bem picadinhos:

Em seguida misture os temperos secos aos tomates na assadeira; distribua o alho picadinho e cubra tudo com azeite extra-virgem (é possível confitar o tomatinho com qualquer tipo de azeite, mas o sabor não fica a mesma coisa, o melhor sabor é o do azeite extra-virgem). Existem algumas versões de azeite extra virgem no mercado feitos especialmente para usar na cozinha que são mais baratos por virem em embalagens de plástico, mas claro que de vez em quando achamos azeites muito bons em embalagens de vidro na promoção. Azeite na promoção é tudo de bom, dá pra estocar, rs.

Depois de cobertos pelo azeite, os tomatinhos estão prontos pra serem levados ao forno:

Forno à 180oC por uma hora, misturando umas duas vezes nesse intervalo para que os tomatinhos murchem por igual:

E boa espera!

1 (uma) hora no cronômetro...

 E olhem o resultado:

Bonitos, né?

Deixe num canto seguro da sua bancada pra esfriar e se for guardar na geladeira, mantenha o azeite; se for servir, deixe escorrer bastante.

O Confit de tomates sweet fica uma delícia à temperatura ambiente ou gelado. E vai muito bem com torradinhas, pães fresquinhos. Simples assim! Essa é uma foto do dia em que eu e meu marido demos uma de chefs de cuisine para 14 amigos, nossos vizinhos, e, lá na mesa, estava nosso queridíssimo Confit de Tomatinhos Sweet (ao lado de muçarela de búfala ao pesto e pães caseiros):




A gente se vê e se lê por aqui!!!!!!!







3 comentários :

  1. Hum..parece delicioso, irei fazer por aqui.
    Beijocas e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita!

    Foi pro meu Pinterest: http://www.pinterest.com/ideiaslindas/receitas-entradas/

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita! Mas posso guardá-lo por quanto tempo? e como devo conservá-lo, já que não entendo muito do processo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com