Desafio Gourmet - jantares entre amigos com o objetivo de cozinhar e beber vinho

28.7.14 dona perfeitinha 3 Comentários

(Foto inicialmente postada em meu Instagram no dia da estreia do nosso Desafio Gourmet)

Estou participando do meu primeiro desafio gourmet com um grupo fechado de 16 pessoas. Todos vizinhos, ou seja, um desafio mais que divertido, afinal, não precisamos pegar o carro pra ir pra casa no final da noite e, assim, todos podemos brindar com bons vinhos sem aquela de só os homens beberem pras mulheres poderem dirigir, rs.

Quero hoje levantar a ideia de desafios como esse pra vocês que gostam de cozinhar como a gente ou mesmo para vocês que adoram comer e gostariam de se arriscar a cozinhar também. Como aqui em casa já é comum reuniões para jantar entre amigos, tá sendo só alegria participar desse desafio que é um ótimo motivo para encontrar amigos.

DEFININDO OS PARTICIPANTES DO DESAFIO GOURMET:

O nosso desafio gourmet foi 'arranjado' no dia do penúltimo jogo do Brasil na Copa desse ano de 2014 - tendo o Brasil perdido de 7 a 0 pra Alemanha, nossas tardes de reunião no prédio tiveram um fim desolador, rs... e aí surgiu a ideia "Vamos então, aqui mesmo (na nossa área de churrasco do prédio), semanalmente, preparar um jantar gourmet". Fechamos o grupo assim e, conclusão... 16 pessoas pra nos deixar já com um enorme desafio. Eu e meu marido, por exemplo, só tínhamos cozinhado para o máximo de 10 pessoas.

Você pode definir os participantes da forma que desejar, entre amigos do trabalho, vizinhos, amigos de infância, gente mais próxima ou pessoas que vocês queiram que tenham uma desculpa como esse desafio para se conhecerem melhor e se aproximarem. Ligue para seus amigos e tente fechar um grupo bem animado, definindo as questões que vou abordar em seguida:

PERIODICIDADE: todos que toparem o desafio tem de seguir as regras da brincadeira e, começando pela primeira, a periodicidade em que o evento vai acontecer e o dia da semana mais propício a todos. Se vocês forem muitos, quanto menos espaçados os jantares, mais vantajoso para que todo o grupo se envolva animadamente do início ao fim da temporada do desafio. No caso do desafio que participo serão 2 meses de jantares semanais. E não se preocupe quanto a engordar porque a ideia não é comer em grandes quantidades e sim com qualidade, com pratos individuais com bonita apresentação e quantidade de comida equilibrada. Se escolherem por jantares quinzenais ou mensais, sugiro que na semana de cada jantar quem for cozinhar ligue para os demais participantes confirmando a presença de cada um. Uma ideia legal é criar um grupo de WhatsApp no celular para todos manterem-se em contato e motivados com cada um dos jantares. Todos devem levar a sério as reuniões. O que é combinado e aprovado anteriormente precisa funcionar. E se alguém não puder participar de um ou mais jantares ao longo do período proposto, não tem problema, só não vale faltar na sua vez de cozinhar. 

QUEM COMEÇA E COMO PASSAR A VEZ: Isso pode ser tanto tirado na sorte quanto por conversas pré-arranjadas. Vale ter muita criatividade pra definir isso. No caso do meu desafio gourmet, a nossa regra sobre passar a vez é o casal que cozinhou no dia surpreender a todos ao final da noite revelando qual outro casal escolheram para cozinhar na semana seguinte. Mas com agendas muito diferentes, talvez o que funcione melhor seja a pré-definição das datas de preparação do jantar por cada um.

COMO DEFINIR O MENU/ CARDÁPIO: O mais legal é se desafiarem a elaborarem um menu de jantar completo, com:
1o - Aperitivos para ficarem à mesa e darem as boas vindas aos convidados - esses devem ser preparados previamente e já estarem servidos com a chegada dos primeiros convidados.
2o - Entrada - aceita preparação prévia, mas finalização na hora do jantar.
3o - Prato principal - o prato principal deve ser finalizado na hora de servir.
4o - Sobremesa - você pode pensar em uma sobremesa com preparação prévia ou arriscar-se a algo feito na hora também.

O cardápio da noite em que eu e meu marido cozinhamos.

Ideias de receitas do donaperfeitinha.com para...
1 - Petiscos:
 Confit de tomatinhos sweet;
Panini recheado de tomate seco;
Camembert folhado com geleia;
Carpaccio de salmão com chantily;
Berinjela em cubos, cebola e passas;
Brie ao forno com geleia;
Pasta de berinjela;
Pasta de alho com azeite e parmesão;
Quibe cru;
Bruscuetta original (de tomates e manjericão);
Bruscuetta de alho poró e gorgonzola;
Pasta de Chancliche;

2 - Para ver demais ideias para pratos de entrada, prato principal e sobremesa, visite o livro de receitas do blog aqui.

CRIE SEU CARDÁPIO COM CRIATIVIDADE:
Para criar o cardápio do dia em que vocês forem cozinhar, prefira o que já tem mais habilidade. Eu e meu marido escolhemos pratos que já preparamos muito no último ano. A ideia do projeto é desafiar-se a cozinhar para mais pessoas e inovar também, mas inovar demais para quem não tem muita prática pode ser arriscado. Se quiser arriscar, sugiro que faça isso com os aperitivos de mesa, com o prato de entrada ou com a sobremesa. Eu e meu marido, por exemplo, inovamos com o prato de entrada e, sorte nossa, ficou uma delícia. Quanto ao prato principal, é mais seguro, caso queira inovar com ele, fazer a receita em casa antes para 'testar'. Mas se você já tem algum prato do qual você tenha orgulho de preparar, essa é uma ótima escolha, pois assim, as chances de agradar seus amigos ficam mais elevadas. Mas é claro que os corajosos gourmets podem e devem arriscar pratos pela primeira vez, basta coragem e segurança que tudo dá certo. Uma boa dica é pesquisar receitas de chefs famosos na internet, já que essas são receitas consagradas por eles e, normalmente, ensinadas passo a passo em texto e video.

Os petiscos de mesa que escolhemos servir na nossa noite: pão caseiro que é uma delícia e fácil de preparar e que mais pra frente vou postar a receita aqui no blog; Confit de tomatinhos sweet (receita aqui); carpaccio com um molho super especial e queijo parmesão; e muçarela de búfala em fatias envolvidos com creme de manjericão que também posto a receita qualquer dia.

A entrada ainda no forno, rs. Fiquei sem foto dela no prato. Trata-se de uma batata recheada com bacalhau confitado.

O prato principal que foi um filé au poivre (pimenta) sobre molho madeira de redução de vinho Izidro R; arroz de dois limões, siciliano e taiti, com um filete de geleia de pimenta.

A sobremesa foi uma torta holandesa (dessa receita aqui). Acho que errei com ela por não ter deixado pra colocar a ganache que fica sobre o creme branco apenas na hora de serví-la. A ganache à temperatura ambiente deixa essa torta duplamente mais saborosa. Por praticidade, preferi congelar tudo pronto, mas a noite foi tão tranquila, correu tudo tão bem que acho que eu deveria ter feito dessa maneira que gosto mais, pois teria ficado, além de mais gostosa, mais bonita. 

PARA AS CRIANÇAS: Se houver crianças envolvidas, pode-se pensar em um cardápio específico para o jantar delas. Eu e meu marido fizemos os pratos das crianças depois de servirmos a entrada pros adultos e antes do prato principal da noite. Mas caso não queiram tanto trabalho, pensem em preparar pipoca ou outros aperitivos para elas também, já combinando que todas já cheguem jantadas, rs.

BEBIDAS: Cada desafio pode criar sua regra para as bebidas. No caso do desafio que estou participando, criamos a regra 'cada um leva sua bebida'. Então quem quer beber vinho, leva consigo o vinho e as taças. Também água com gás se for da preferência. Quem quer tomar cerveja, leva consigo a cerveja e os copos. Quem tem criança, leva suco ou refrigerante e copos plásticos com tampa, de preferência. Copos de água para todos.

LOCAL: Caso realize um desafio gourmet com vizinhos e houver um salão de festas para uso comum, com fogão, forno e geladeira, vocês terão tudo para noites tranquilas. Caso faça entre amigos fora da vizinhança, cada um cozinhará e receberá os amigos na própria casa. Mas, claro, é sempre possível alugar ambientes para esse tipo de evento, com pacote de aluguel que inclua também louças, panelas e talheres necessários.

MÚSICA: Faça uma seleção de músicas envolventes para uma noite inspiradora e divertida e som na caixa ou na TV, etc, rs.

PRATOS E TALHERES PARA TODOS: Não há problema se a escolha for pratos descartáveis, mas se isso acontecer por praticidade, escolham pratos descartáveis rígidos e bem apresentados para que seu prato não fique com apresentação ruim. No caso do meu grupo, compramos talheres Tramontina de cabo de plástico e pratos de plástico rígido com uma estampa bonita (aquele que aparece na foto do prato principal logo acima). O custo foi baixo e a apresentação dos pratos ficou bem legal. Todos os casais participantes podem usá-los, mas já aconteceu de um deles alugar louça e talheres que puderam entregar sujos (uma ideia super prática também para quem não quer ir pra pia lavar louça durante e após o evento). Louça branca é uma ótima escolha. O fato é que mesmo na casa da gente, quando o número de pessoas é grande, pode ser que não tenhamos pratos e talheres suficientes, por isso as sugestões que dei acima são ótimas saídas para esse problema.

Afinal, o que é um jantar gourmet? Ser gourmet é ser apreciador de bons vinhos e boas iguarias. E o jantar gourmet é um jantar em que os pratos a serem servidos surpreendem por seu sabor. O foco então fica em criar pratos que tenham o melhor sabor possível, ou seja, se for usar um parmesão que seja um bom parmesão; se for usar algum legume, prefira fresco ao em conserva. Se for usar geleia, não use uma geleia qualquer. Vai ter molho de tomate? Que tal preparar o seu próprio molho com tomates frescos ou, no mínimo, 'pelatis' em lugar daqueles molhos comprados prontos? A sugestão que fica então é usar ingredientes de melhor qualidade ou mesmo nobres para criar seu menu, mas não é obrigatório, claro. O mais importante é você e seus amigos gostarem do que for cozinhar e, ao servirem os pratos, fazerem um prato bonito para, antes, se comer também com os olhos.

ALGUÉM TEM ALGUMA ALERGIA? É ótimo que, no início da temporada, todos estejam a par de possíveis alergias ou alimentos proibidos por motivos de saúde de todos os convidados. Tem diabético na turma? Então não se poderá usar açúcar no preparo. Tem alguém com problema de rins? Carambola está abolida então. E alergias? A camarão ou lula? Nenhum desses casos deve inviabilizar o preparo do seu prato, mas te obrigará a repensá-lo, adaptando-o, ou se não for o caso do prato principal (porque esse é o único que acho deve ser igual pra todos os participantes), você poderá criar uma segunda opção de prato para a pessoa com qualquer problema com algum ingrediente.

LEMBRANÇA DAS NOITES GOURMETS: Crie um livro de autógrafos que possa ser tanto um caderno para assinaturas e fotos a serem coladas posteriormente ou um chapéu de chef de cuisine ou mesmo um avental. No caso, a lembrança que escolhemos para registrar o nosso desafio gourmet foram aventais brancos impermeáveis em que cada participante da noite (não está valendo assinar quem não estava presente, mesmo fazendo parte do grupo) deixou sua assinatura.





O CLIMA TEM QUE SER DE DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA, ELOGIOS E RISADAS
LEMBRE-SE: É TUDO UMA BRINCADEIRA!

Mas, digamos que, por acaso, nem tudo ficou tão bom assim... releve! Lembre-se que esse projeto é, antes de tudo, uma diversão, uma brincadeira, uma desculpa para reunir os amigos, tomar vinho e relaxar, deixar-se rir e envolver-se pelo clima gostoso da reunião. Combinado? E quando é que se tem a oportunidade de encarar um desafio desses? Sempre será possível contratar alguém para fazer o jantar, mas encarar sozinhos esse desafio é uma coisa que vai deixar boas lembranças e nos dar bastante aprendizado. Ao longo dos jantares vamos dividindo truques de cozinha e receitas.  Eu e meu marido temos adorado o clima gostoso que tem sido as reuniões do nosso desafio gourmet. E, se você algum dia, influenciado por essa minha postagem, vier a reunir amigos dessa forma, por favor, adoraria saber disso e ver suas fotos, quem sabe até publicá-las aqui no donaperfeitinha.com. Pra nós seria uma alegria.

E a gente se vê e lê por aqui,

e nas nossas redes sociais:






3 comentários :

  1. Nós temos um grupo de sete pessoas que chamamos de "jantinha do mês", é mais para reunir os amigos mesmo pelo menos uma vez por mês. Casa janta acontece na casa do amigo e ele deve servir um jantar (nada muito elaborado) feito pelo dono da casa, e tomamos muito vinho junto. Adoramos é super agradável e com muita descontração. Ah, como nós e mais um casal tem filhos eles vão junto e adoram as jantinhas.

    Boa iniciativa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia, deve ser super divertido, cozinhar já é uma alegria, principalmente quando se sabe que vai ter boa companhia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estou pesquisando na internet, sobre o tema em que casais se reúnem pra cozinhar e claro se divertir, penso em um negocio novo, nesse sentido, ou seja, um espaço pra amigos se divertirem cozinhando, e com curso de chefs para casais, o que acham?

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com