Gastroenterite - desconcertante!

11.7.14 dona perfeitinha 4 Comentários


Estive acamada por conta de uma gastroenterite e a situação é incrivelmente desconcertante. Ainda mais sabendo que não foi por rotavírus e sim por alimentação contaminada (vai saber o quê - uma laranja passada? - ou; se não por alimentação; talvez uma simples descarga com tampa levantada). Caí sem forças, entregue ao vômito e à diarreia por dois dias. Foi meu marido quem deu banho, fez comida, mamadeira, escovou os dentes, pôs pra dormir e tudo o mais que nossos filhos demandaram, sem contar com ajuda alguma minha; pelo contrário; precisou socorrer-me, obrigar-me a tomar água que não queria, pois voltava. Enquanto ele trabalhava, sorte eu tive de nosso pequeno ainda dormir bastante. Nossa Sofia já é crescida e com os amigos do prédio se entreteve. Mas mãe preocupada, levantei todo o momento e hora pra checar a sanidade de todos. A minha já não valia, uma louca zanzando em casa como se coluna não tivesse para sustentar-lhe o corpo. Parar no pronto socorro foi a pior parte. Ainda bem temos vizinhos que nessas horas são como uma família pra gente. Deram teto e carinho aos meus pequenos enquanto meu marido e eu fomos atrás de uma hidratação e remédios que me trouxessem de volta à realidade.

Não é a primeira vez que tenho isso.
Como não comi frango, maionese ou ovos nas 72 horas que antecederam minha crise, descartei a salmonela que é a bactéria mais comum em intoxicações alimentares.
Comi 2 laranjas 24 horas antes, sendo que seriam 3, não fosse eu ter descartado uma por estado ruim da casca. Acho que não deveria ter comido nenhuma das laranjas, pois acho que uma delas foi que provocou a inflamação do meu sistema gastrointestinal. Muito provavelmente por não terem sido mantidas refrigeradas, as laranjas tinham micro-organismos que atacaram minha imunidade.

Aprendizados que ficam:

Se no meio do cesto de laranjas há algumas passadas, acho que devemos desconsiderar comer qualquer das 'aparentemente' boas. Melhor mantê-las sempre refrigeradas.

Dar descarga apenas com a tampa do vaso sanitário abaixado.

Lavar muito bem frutas, verduras e legumes antes do consumo (já ensinei nesse post aqui).

Ovos apenas se bem cozidos. Maionese caseira deve ser evitada, assim como os deliciosos petits gateâus (ambos preparos levam muitos ovos e na maionese o ovo permanece totalmente cru, enquanto que no petit gateâu o cozimento deles não é total - alimentos com grandes chances de nos contaminar com salmonela).

A desidratação tira nossas forças e se você não conseguir se hidratar em casa, há de procurar atendimento hospitalar para hidratação e medicamentos intravenosos. A desidratação é o que há de mais perigoso nesse acontecimento todo.

Lavar muito bem as mãos, principalmente antes das refeições (protege tanto das bactérias quanto dos vírus).

Em caso de uma gastroenterite viral, evitarmos contato com as pessoas para não transmitirmos o rotavírus.

-------------
Os sintomas são horríveis, principalmente as cólicas e vômitos, porém, mantendo-se hidratado e obrigando-se a voltar a comer aos poucos (evite laticínios, óleos e gorduras, carnes, frutas e verduras, ovos e pães e cereais integrais), tudo volta ao normal em poucos dias, apesar da fraqueza se estender por mais de uma semana.

Alimentos que me ajudaram a voltar a comer durante a gastroenterite:

Arroz branco (com pouco sal e pouquíssimo óleo)
Sopa de cenoura e batata (com pouco sal e pouquíssimo óleo)
Torradas de pão branco

Bebidas que me ajudaram na reidratação:

Isotônicos
Água de coco

 

4 comentários :

  1. Menina, fiquei horrorizada com esse relato! Tadinha.. E claro, quero agradecer por compartilhar conosco tudo, a partir de agora vou seguir suas dias de limpeza dos alimentos pq tbm sou meio fraca pra essas coisas.. Imagino como vc deve ter sofrido, hein?!
    Se cuida!!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. oi Talita, tudo bem? Sou leitora sua antiga e é a primeira vez que comento hahaha sou super fã do blog.

    Sobre a gastroenterite, não se culpe viu? eu já tive isso comendo doritos (que supostamente é limpinho, cheio dos conservantes que matam bactérias e tal), acho que todo mundo passa por isso na vida por mais cuidadoso que seja, espero que você já esteja 100% pra curtir seus filhinhos.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lindinha,
    Espero que você já tenha melhorado.
    Muito preocupante mesmo essa gastroenterite, já passei maus bocados com meus filhotes.
    Eu não costumo guardar a laranja na geladeira, vou mudar meus hábitos por aqui.
    Que essa semana corra tudo bem pra você e família.
    Beijos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com