Para ser um bom blogueiro, basta postar respeitando o trabalho de outros, podendo assim dar valor ao seu próprio trabalho!

2.7.14 dona perfeitinha 21 Comentários

Vim hoje contar uma coisa que é chata, mas por incrível que pareça, muito comum no meio 'blogosférico', essa imensidão de blogs bons e ruins de acesso livre na nossa internet. Como em todos os hobbies, como em todas as profissões, como em todas as coisas, nem tudo são flores ao se decidir blogar, ser blogueira, assumir isso pra sua vida. Mas apesar das pontuações ruins como a que vou contar pra vocês hoje e que acontece em imensidão muito maior do que você que não bloga pode imaginar, blogar pra mim é uma coisa boa e que merece muito o respeito do leitor. Agradeço demais porque tenho leitores maravilhosos e que me motivam a produzir bom conteúdo para esse espaço que tanto gosto do donaperfeitinha.com

Primeiro gostaria de esclarecer perguntas que sempre me fazem. A primeira é "Talita, você ganha dinheiro com o blog?". Sim, ganho. No caso do meu blog, acho que o danadinho tem potencial pra um dia virar minha 'única' profissão porque faço um trabalho de qualidade ao passar informações relevantes e 'verídicas' para meu leitor. Mas pro sucesso dele é preciso muito mais tempo de dedicação do que disponho hoje. Porém está nos meus planos investir em produções e postagens mais interessantes que acontecerão tão logo que eu tiver pelo menos 4 horas livres por dia para me dedicar a ele. "Como você ganha dinheiro?" Ganho a partir de banners de publicidade que você pode ver ao longo da página do blog e através de alguns publieditoriais que são postagens que faço, anunciando como sendo 'patrocinadas' sobre algum produto ou serviço que testei e gostei. Não faço publieditoriais de produtos ou serviços que não gosto ou não aprovo. E meu ganho é proporcional às minhas visitas, ou seja, pra ganhar mais, tenho que ter mais visitas.

E como conseguir mais visitas? Com boas postagens. Essa, na minha opinião, é a única resposta realmente realista. Bom conteúdo traz visitas originadas principalmente dos sites de busca, tendo em primeiro lugar o 'Google'. Adoro meus leitores que chegam aqui através do Google. Eles se emocionam e eu também, rs. Adoro cada leitor, a verdade é que só continuo com o blog porque realmente gosto de escrever pensando que tem você aí do outro lado pra ler e gostar; ou ler discordando e me dando toques enriquecedores. Não sou imatura, sei que escrever é me expor, mas gosto de postar coisas que acho que se fizeram diferença pra mim, poderão também ajudar ou divertir outra pessoa e, se eu estiver errada, ganharei informações relevantes também. Mas claro que também continuo postando porque acho que o donaperfeitinha.com tem um futuro bacana. Gasto muito tempo com cada postagem que faço. Se você já é meu leitor há algum tempo, sabe que por aqui produzo, tiro fotos do passo a passo, edito as fotos, escrevo um bom post e só então publico. 

Aí que entra a história de hoje que é só mais uma repetição de várias e várias pessoas que se dizem 'blogueiras' e que tem a coragem de subentender em posts copiados que chamam de 'seus' que escreveram tudo aquilo e que tiveram o 'maior trabalho' pra chegar na tal dica maravilhosa que estão passando pro leitor. Não sei você, mas eu sofro em 'achar' que estou sendo enganada.

Como leitora, respeito pra caramba o que escreve um escritor ou blogueiro. Escrever, que é uma coisa que amo, não é coisa fácil. Escrever bem então! E quanto a produzir um post de qualidade? É imensamente trabalhoso sim, mas tendo leitores que ficam felizes e te parabenizam pelo que acabaram de ler, é super compensador.

Tenho um post que é muito famoso no Google que se chama 'Como tirar manchas de óleo de roupas já lavadas'. E lembro-me do dia em que aprendi a dica na rua (como conto tudo no próprio post), testei tirando fotos do antes e depois, editei as fotos de forma a ficar super claro, pro leitor entender direitinho. Fui pesquisar na internet a origem da dica, encontrei o professor de química Vladimir Constantino Valério, responsável por ter ensinado isso no programa de TV da Eliana e finalmente então tinha todas as informações que precisava para escrever e publicar meu post da forma como deve ser, verdadeira e respeitosa com o trabalho de cada um até o resultado do meu post. Como você acha que depois de ter gastado cerca de 8 horas na produção dessa postagem, eu me sinto ao saber (pelo google mesmo ou quase sempre por leitores maravilhosos que me deixam os links querendo me ajudar) que há blogueiros que, num primeiro momento, admirava e respeitava, mas que, depois de ler em seus blogs, posts 'copiados' ou 'editados' para melhor adequá-los como sendo os 'autores reais', mas que na verdade são posts de origem do meu blog, o donaperfeitinha.com? Me sinto triste, claro, desanimada com esse 'apelo' de algumas pessoas que tem a coragem de agir de milhares de formas 'absurdas', 'equivocadas' ou mesmo 'mentirosas', enganando seus leitores com todo o ar de 'bom moço' ou 'boa moça'. Claro que eu, tendo sido uma blogueira iniciante anos atrás, sei que alguns blogueiros erram por falta de informação, mas nada mais precioso que agir e escrever com verdade para conquistar um leitor e é nossa obrigação nos informar antes disso e informar ao leitor tudo a respeito daquela informação que você está passando, dando crédito à tudo que aprendeu e quer transmitir.

O FATO:

Infelizmente duas blogueiras autoras de 'Tricô das duas', no final do ano passado, pegaram esse meu post 'Como tirar manchas de óleo já lavadas', absorveram a dica principal, usaram fotos de minha autoria (removendo o endereço do blog grafado nas fotos originais, comprovando a má fé do ato) e publicaram no blog delas nesse link aqui, deixando 'subentendido' que tinham produzido aquele post. Nas palavras delas:

 "Pesquisamos muito (e testamos muito também) e encontramos a receita de uma misturinha"
É claro que acho que errar é algo possível de acontecer com qualquer um e podemos sempre pedir desculpas, justificar pro leitor, mas respeito com o trabalho do outro é algo que se escolhe ter ou não ter. No caso delas, não houve qualquer respeito nem mesmo com os leitores delas e muito menos comigo que sou a autora do post original em que elas não apenas aprenderam a dica, mas também de onde copiaram as fotos. A pessoa (não sei se foram as duas autoras ou apenas uma delas) que escolhe copiar informação e fotos de um espaço alheio não está querendo a admiração de seus leitores. Está sim, ao meu ver, querendo conquistar mais e mais leitores pelo google, querendo receber elogios, mesmo que esses não devessem ser dirigidos a elas. Vejamos como elas agirão para consertarem esse 'estrago' que fizeram com a própria imagem do blog. Percebe-se que o blog delas tem uma cara linda, foto linda das autoras, dicas que teriam tudo pra ser ótimas, não fosse esse desprazer que tive de ter a certeza que o objetivo delas em blogar é bastante egocêntrico pra merecer leitores bons e assíduos como tem o donaperfeitinha.com

Quero agradecer aqui o leitor que me enviou o link do post delas. Tenho uma coleção desse tipo de post que, ao mesmo tempo que me desanimam em postar, me dão, num segundo momento de reflexão, algo muito bom em que me apoiar: quem faz isso com o outro sabe que faz errado, sabe que não está dando valor ao trabalho alheio, então, alguém assim não pode querer nunquinha que outras pessoas valorizem o trabalho delas também.

Mas, uma coisa é certa, todo mundo merece uma segunda chance. Só espero que essas duas blogueiras não estejam crescendo a mérito de outras várias, além de mim mesma, blogueiras realmente exemplares.

Odeio (acho que nunca usei essa palavra antes aqui no blog, mas é preciso dizê-la hoje!), odeio muito escrever posts desse tipo, mas é preciso que vocês meus leitores me acompanhem também nesses percalços. Mas continuo feliz de ter você aqui pra me ler e continuo acreditando em trabalhar duro pra produzir um bom post, portanto, obrigada pela leitura hoje e que tal fazermos algo pra nos relaxar? Tô indo buscar minha filha na casa de uma amiguinha pra fazermos um jantarzinho gostoso aqui em casa e depois assistirmos um filminho com direito a muita pipoca! E você, o que pretende fazer pra se divertir?

Obs: Segue abaixo imagem da página do post com conteúdo copiado do meu blog pelo blog Tricô das duas  - tricodasduas.com.br (devidamente linkado como elas deveriam ter feito em respeito a mim ao publicar qualquer 'palavra, foto ou dica' que viu aqui no meu espaço) para que, em caso delas excluírem algum dia, você possa continuar entendendo o 'fato' em questão que tratei neste post:

ABAIXO IMAGEM DE POST COM CONTEÚDO COPIADO DE POST DE MINHA AUTORIA:

-----------------------   INÍCIO DA IMAGEM  --------------------------



-----------------------   FIM DA IMAGEM  --------------------------



Obrigada a você que continua me incentivando e gostando do blog donaperfeitinha.com apesar dos acontecimentos bobos e chatos que preciso vez ou outra relatar pra vocês por aqui.








21 comentários :

  1. Q feio...gente, colocar a fonte é tão bonito, tão educado, tão elegante...lamentável q isso ainda aconteça num mundo onde td é visto e compartilhado...o leitor de um blog...é leitor de vários...e vc sua linda, siga firme postando, pq seus textos são muito legais, eu adoro, embora não comente muito, to sempre por aqui! Só quem tem competência é q se estabelece! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais chata essa! Que vergonha alheia dessas duas "copionas" pra dizer o mínimo..
    Mas siga firme daí, que você tem qualidade e essas porcarias não devem afetar seu trabalho!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. simone fernandes3 de julho de 2014 10:41

    Mas que cara de pau dessas duas..dei uma navegava no blog delas e isso parece ser uma pratica comum pois tem fotos extraidas do Pinterest sem nenhuma menção que são de lá e plublieditoriais sem nem comentar sobre isso...ou elas fazem propaganda de graça...o que eu não acredito. Talita, te dou todo o apoio nessa situação, abaixo a CARA DE PAU

    ResponderExcluir
  4. Olá Talita!Com certeza vc merece nosso respeito como leitor. Sou leitora assídua do dona perfeitinha, pois seu blog já me tirou de muitas situações chatas na vida de dona de casa.
    Já vi seus posts em outros blogs, mas todos com as devidas referências e links. Lamentável esse post CTRL+C /CTRL+V das meninas...sobreviver como um blog saudável, não vai ser tarefa fácil para elas e outros blogs que usam desse artifício.
    Continue com esses posts maravilhosos que tanto aprecio com uma boa xícara de café pela manhã!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, confesso q estes posts gigantes não me prendem, mas pelo titulo vi q era assunto serio e resolvi ler.

    Tbm sou blogueira (de pequeno porte rsrs)e sei q as vezes a criatividade foge ou então tem vezes que queremos dividir com as leitoras dicas e truques q vimos em outros blogs, mas eu NUNCA coloquei uma imagem sem colocar o link.

    E as fotos também, nunca recortei a marca do blog nas imagens pois tbm insiro a minha e acho q é mérito da blogueira este trabalho.

    Muitas vezes estou num blog e na imagem está o nome de outro blog, acabo indo pesquisar e conhecer este outro blog. Quando a blogueira compartilha um post de outro blog, ela deveria estar ajudando este blog (afinal, gostou da postagem) e não ignorando-o e tomando o mérito para si.

    te apoio e nem quero ler as dicas deste blog aí, é muito fácil subir usando os outros de escada né...

    Bjos

    http://vidaloucadecasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Talita !

    Fiquei espantada com a sua capacidade de ser tão educada e polida com pessoas que agiram descaradamente e de forma tão antiética. Imaginando a sua reação ao fato e ver que nem em um momento desagradável como este você perde a sua doçura e gentileza que lhe são tão características. Beijo, te leio sempre !

    Noêmia

    ResponderExcluir
  7. que coisa feia. Tenho diversas amigas que passam por isso diariamente. Tem gente que não quer ter o mínimo trabalho, gosta mesmo é de "aproveitar" e copiar. Mas elas devem ter as devidas punições. Eu mesmo vou lá agora no post delas pra "reclamar" rsrsrsrsrs.
    Eu já tive apostila minha de EVA distribuída na net, outra coisa que dá pra gente morrer de ódio. Nunca mais fiz apostilas, pois são dias fotografando, fazendo o PAP e depois "umazinha" sai distribuindo de graça. Mas sabe que eu já vi gente vendendo apostila de outar artesã? Até isso tem gente fazendo. Elas compram a apostila e depois revendem pro seu próprio bolso, a um custo mais barato ainda. Ou seja isso é roubo. E quem rouba é ladrão. Punição pra este tipo de gente.
    Bjs e sucesso pra vc, adoro o blog e continuo visitando sempre.
    Ju da CRIATIVIDADE EVA

    ResponderExcluir
  8. Olha Talita gosto do seu blog, pois é de muito bom gosto! Até você pegar uma tag e fazer um post é uma coisa, mas copiar todo o post de uma pessoa é o crime da mala mesmo!!

    Eu tenho um blog também, e as vezes ele fica meses sem atualizar, porque simplesmente penso se eu não tenho algo de qualidade e meu para escrever é melhor não faze lo! Continue assim , com seus posts originais e super informativos! Bjss

    ResponderExcluir
  9. E se vc observar, elas já copiaram mais ideias suas. Dei uma navegada e vi posts sobre como lavar as roupas sem deixar o mau cheiro e tb como lavar tênis na máquina de lavar! Absurdo!

    ResponderExcluir
  10. Talita, fique tranquila, pois seus posts são maravilhosos. Quem te conhece percebe todo o seu cuidado e carinho que você tem com seu público. Continue assim: ajudando todas as suas fiéis leitoras com posts que nos ajudam no dia-a-dia.
    :D

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, a internet parece uma terra sem lei.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Talita,
    Adorei seu post. Na vida real ou no mundo virtual o que vale é termos caráter!
    Eu já "copiei" dicas suas e de outras blogueiras e postei no meu blog, mas sempre testada por mim, com foto minha e com crédito para quem era de direito. Como foi o caso desse post aqui: http://dicasdacandinha.blogspot.com.br/2012/05/bananas-perfeitinhas.html
    Espero que as colegas em questão aprendam a lição!
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  13. Que desagradável
    Vc já teve um retorno, com no mínimo um pedido de desculpas?
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Talita, como vai. Acompanho seu blog com muita alegria, ele é lindo, honesto e útil. Eu sinto muito que isso tenha acontecido, sou pesquisadora e já tive parte da minha dissertação copiada em caso semelhante ao seu. Essa atitude é lamentável. Não sei como agir diante disso, porque cabe processo legal,mas como isso é desgastante. No seu caso acho que registrar o blog como direitos autorais é fundamental, porque você produz conteúdo de muita qualidade. Eu fiquei bem como isso quando entendi que as pessoas podem copiar seu trabalho e suas ideias, mas não podem pensar como você, porque a fonte criadora é o nosso ser, isso ninguém pode nos roubar. Sucesso e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  15. Talita, depois de ler com revolta o seu post, não aguentei e me manifestei lá no Blog delas:

    tricodasduas commented on Contato.

    in response to Mariza:
    Vcs andam copiando posts de Blogs alheios e publicando como sendo de sua autoria? COISA FEEEEEEEIIIAAA! Não têm vergonha na cara não? Eu vi o Post de vcs copiado da Talita Cavalcante (inclusive com fotos) – Dona Perfeitinha…. Achei ridículo vcs copiarem. Se fizeram isso com ela devem fazer com todas as blogueiras…. Tá faltando criatividade? Pede prá sair.

    A resposta delas:

    Marisa, boa noite!
    Tudo bem?
    O post não foi copiado da Talita. Em nosso blog deixamos claro que utilizamos fotos da internet e pedimos para que os donos das fotos nos mandem um e-mail em caso de autoria para colocarmos os devidos créditos. Mas NUNCA tiraríamos os créditos dela. Assim como todas as blogueiras, pesquisamos muito na internet dicas para testar e postar, infelizmente utilizamos as fotos que depois ficamos sabendo que eram dela buscadas google sem os devidos créditos… Ficamos muito chateadas com o ocorrido e imediatamente encaminhamos um e-mail solicitando as fotos dela com as devidas autorias para reeditar o post, mas ainda não tivemos retorno.

    Um beijo
    É realmente uma situação bem chata.

    A minha réplica foi:

    in response to Mariza:
    julho 7, 2014 at 9:00 pm (9 minutos ago)
    Your comment is awaiting moderation.

    Sou leitora do Blog da Dona Perfeitinha há anos e sei o que estou falando. Não seria leviana de acusar sem ter certeza. Todas, absolutamente TODAS as fotos que são publicadas no Blog da Talita estão marcadas com o nome do Blog.
    Eh muito melhor assumir um erro e pedir desculpas do que ficar se justificando. Isso só depõe contra vcs e o Blog.
    Responder

    Talita, eu nem tô esperando que respondam não. Na hora eu fiquei passada!!! Um absurdo!
    Eu só espero que esse ocorrido não venha a desanimar vc de postar sempre as coisas boas que faz e que tanto nos ajudam no nosso dia-a-dia.
    Um beijo carinhoso. Sou sua fã.
    Mariza.



    ResponderExcluir
  16. Talita!
    Não pense que só em blogs de casa, moda, maquiagem que acontece isso. Infelizmente já tive muitas fotos minhas de viagens publicadas em outros lugares, sem autorização e sem receber nada. Processar todos não dá, por isso, quando encontro alguém utilizando minhas fotos, peço para 'linkar' pro meu blog ou retira-la. Gente querendo crescer as custas dos outros tem de monte nesse mundo... Amei seu blog! Cheguei aqui vendo o video do vestido sem costura... Parabéns! []'s

    ResponderExcluir
  17. Oi, Talita!
    Sou leitora do donaperfeitinha há uns três anos, pelas minhas contas... Sempre acesso do escritório onde trabalho (confessei! hehehe), e justamente por isso não costumo fazer comentários muito seguidamente por aqui (nem em outros blogs que sigo também). Sei que os comentários são importantes para o blog, mas como faço isso (escondida) no escritório, procuro não me demorar muito pra, até mesmo, não atrapalhar na produtividade do meu trabalho... Mas hoje tive que me manifestar, pois me irrito muito com esse tipo de coisa, porque me coloco no teu lugar. Eu adoro as tuas postagens, te visito praticamente todos os dias, já aproveitei várias dicas que tu deu por aqui, e te acho uma pessoa muito querida. Enfim, vim deixar meu apoio pra ti, e dizer que pessoas que fazem esse tipo de coisa, como plágio e cópia, não terão um crescimento como o teu. Continue com o teu trabalho, que é muito bom por sinal, que teus leitores fiéis continuarão vindo te ver :)
    Um abraço, Carol.
    Obs.: fui dar uma olhada no blog das meninas que te copiaram, e vi numa postagem de ontem delas em que fizeram uma ressalva no final do post, assim: "Este post contém fotos da internet. Se você for o autor de alguma delas, por favor, nos avise para acrescentarmos os créditos.". Pelo jeito alguma mudança já aconteceu por lá!

    ResponderExcluir
  18. Talita, tudo bem? Acompanho o seu blog faz um tempinho e hoje resolvi comentar. Até mesmo porque o motivo pelo qual encontrei o seu blog foi por causa da dificuldade que eu tinha de retirar marcas de suor escura das roupas. E no caso, o post que encontrei foi exatamente este. Lembro que vi estes posts em outro blog, mas não me lembro qual. Porém, te digo que o seu blog foi o que mais me chamou a atenção. Suas dicas são mais interessantes, vc escreve bem , tem ótima didática e é muito simpática. Por isso acho que deve SIM seguir em frente. Seu blog é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. @Anônimo
    Mariza,
    Você é um amor, me protegendo assim! Muito obrigada.
    Saiba que essa moça que te respondeu nunca me enviou um e-mail. Fico com dó de gente assim! Sei que tinha quer ter é uma raivinha, mas o que tenho é dó, pois pra se justificarem, no lugar de pedirem desculpas e dizerem a verdade, inventaram mais uma mentira. Não são todas as fotos do meu blog que tem a marca do endereço, mas aquelas especificamente tem. E elas, por mais que tenham achado pelo google, retiraram a marca delas sim. Além disso, pra que me pedir fotos originais se o que deviam fazer era linkar meu post no post inverídico delas. Nunca testaram nada; se o tivessem teriam criado um post muito melhor e não mentiroso como aquele. Coitadas, tenho muito dó de blogueiras que se acham as melhores mentindo para seus leitores. Segundo uma outra leitora minha, viu lá também outro post baseado em um meu que é inédito na internet (eu fui a única até a data do meu post a postá-la!) que é pra lavar roupas em dias de chuva e não deixar cheiro, mas não fui procurar, nem vou. A resposta que te deram já foi boba demais pra colocar qualquer crédito nelas, quanto mais fornecer-lhes visitas, não é, rs?

    Um beijo, Mariza, e muito obrigada por contar pra gente aqui sobre isso...

    Talita.

    ResponderExcluir
  20. Meninas, todas vocês com essas mensagens motivadoras, muito, muito obrigada mesmo!!!!!! Sou eternamente grata! Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  21. @Caroline
    Oi, Caroline,
    É tão fácil deixar a responsabilidade pro outro, não acha? Essas meninas desse blog, pelo visto, fazem é isso. Se escondem atrás de uma mentira. Pegam fotos da internet que já vem relacionadas ao link de origem - quem trabalha na internet tem que saber que ninguém é bobo pra acreditar nesse papinho 'não sei a origem da foto, peguei no google', já que todas as fotos estão veiculadas ao link de origem. É demasiado ignorante da parte delas, não deviam mesmo trabalhar na net. Mas no mais, o que elas fazem é mentir. Na verdade é como se dissessem: 'você que por acaso vir que peguei uma foto sua sem te linkar de propósito, se dê o trabalho de deixar seu link aqui'.... Como se isso fosse moralmente correto ou as isentasse da responsabilidade (ou irresponsabilidade, rs) de criarem conteúdo em site particular com o trabalho de outros.

    Obrigada pela mensagem, gostei de saber que realmente não dá pra pôr crédito nelas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com