Livro físico ou eBook?

18.8.14 dona perfeitinha 3 Comentários

Para os livros de papel ou livros físicos ou simplesmente livros, como sempre foram conhecidos e só agora estamos com mania de especificar, todo meu carinho e admiração! Mas também, saudade! Sim, saudade do livro físico é algo que aos poucos vai ocupar os corações dos grandes leitores porque os eBooks são uma evolução muito bem vinda pra qualquer ser que ama ler. E eu, apesar que acho que o livro de papel tem que existir pra sempre, principalmente para títulos de história da arte, culinária, fotografia, entre outros vários, pois assim nos oferece uma experiência de leitura muito mais excepcional, tendo-os em mãos e virando suas páginas cobertas por imagens em tamanhos maravilhosos e com uma nitidez impecável, sou a favor de aderirmos todos aos eBooks. Todos nós, leitores e escritores.

Eu sei que você que ainda não abandonou (e nem pretende!) o livro físico, ou melhor, que ainda não tem ideia de como funciona a leitura de um eBook, muito provavelmente está 'pê' da vida em ler que estou aqui nesse post defendendo a minha total adesão ao livro eletrônico. Mas espero que não fique realmente chateado comigo, pois a minha intenção é a melhor possível. É mostrar pra vocês todas as vantagens e benefícios multiplicados que podemos ter ao ler em uma tela eletrônica qualquer.

No caso, as telas eletrônicas que usamos para ler eBooks são chamadas de eReaders. E há vários no mercado. Claro que todo mundo pode ler um eBook no computador, notebook ou em qualquer Tablet de qualquer marca. Mas, os leitores nada esporádicos como eu querem um eReader porque você vai chamá-lo de 'livro' e vai carregá-lo pra todo lado, com o único e exclusivo objetivo de com ele estabelecer profundas e diversas leituras.

Esse é o meu eReader, que, no caso, é um Kindle. O Kindle é, na minha opinião, o melhor eReader do mercado. Ele foi criado pelo site Amazon que patenteou a tecnologia de sua tela que é um de seus grandes diferenciais...


A tela do Kindle é chamada de 'Paper White' e sua tecnologia nos oferece 0% de reflexo, ou seja, você consegue ler perfeitamente no escuro ou mesmo sob um sol de deserto. É possível ler à noite, na cama, sem luz no ambiente e sem incomodar quem está tentando dormir ao seu lado, pois também não emite aquela luz incômoda dos Tablets comuns.

Alguns Kindles são 3G... apesar de ser todo em preto e branco (e tá aí uma desvantagem, pois as capas dos livros também ficam em preto e branco), você consegue acessar a internet sem precisar de wifi, onde quer que você esteja, para comprar diretamente do site da Amazon os eBooks que quiser. Mas não é necessário comprar da Amazon. Você pode comprar em qualquer outro site ou abaixar qualquer eBook gratuito do seu próprio computador e então, através de um cabo USB transferí-los pro seu Kindle.

Mas independente de ser um Kindle ou não, os grandes mimos que vejo em se ler eBooks em eReaders é que nossa experiência de leitura fica ainda mais rica. O livro aqui não tem paginação (prefira a versão .mobi - em .pdf você perde essa experiência) e isso te permite escolher o tamanho da sua fonte... minúscula à gigante. Você poderá consultar o dicionário para qualquer palavra selecionada na mesma hora; você poderá fazer marcações e também anotações para consultas posteriores. É fantástico isso... além do fato que num único aparelhinho...

... que cabe na palma da sua mão, você pode ter diversos livros (estou atualmente com 82, tendo lido 51 desses). Posso, a qualquer momento, ali mesmo, consultar uma marcação interessante que fiz num livro, começar e desistir da leitura de outro livro, escolher reler algum que adoro ou simplesmente ter à mão muitas opções para a próxima leitura. 

E os eReaders podem ser recarregados tanto na tomada quando por cabo USB no seu computador.

Esse post não é um publieditorial. É apenas uma tentativa de contar que eReaders são um mimo pra nossa experiência com a leitura, nos oferecendo confortos infinitos. Costumava colocar meu Kindle encostado num travesseiro com fonte tamanho grande enquanto amamentava meu filho. Um livro físico é quase impossível de ser lido juntamente com o ato de dar de mamar ao seu bebê (apesar que eu me lembro que me contorcia toda pra conseguir fazer isso quando amamentei minha filha 6 anos atrás - apesar que ficava toda triste quando, sem querer, o livro se fechava e eu perdia a página da leitura, rs).

Ultimamente leio apenas no meu eReader. Mas já passei chateada por não achar ainda em eBook algum livro que quero muito ler. Esses vão pra lista de compras que ainda não tenho certeza se devo fazer, pois, afinal, pra completar as grandes vantagens do eBook, esse é significativamente mais barato que o livro de papel.

Acho que as editoras estão indo bem nesse processo de adaptação dos seus títulos, mas é claro que há diversas desvantagens também nesse processo de mudança, tanto pra elas, quanto para os autores, quanto para as livrarias. Mas, essa é uma mudança sem volta e precisamos aderir e nos adaptar.

Espero que vocês que ainda não conheciam os eReaders, tenham vislumbrado o lado bom deles. 
Sempre tenho leitura onde quer que eu tenha que enfrentar uma fila, uma espera grande ou para os momentos de relaxamento. Só fico triste mesmo quando a bateria do meu Kindle acaba e estou sem o cabo por perto. A logística de carregá-lo precisa ser mais eficiente, rs.

E a gente se vê e se lê por aqui e...
... nas redes sociais:








3 comentários :

  1. Uma leitura na bolsa,as vezes
    salva a gente mesmo.
    Mas sou fã de ter meu livro
    na mão mesmo!
    Bom dia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita.. adorei seu texto.. Também tenho um Kindle (imagino que seja o mesmo modelo que o seu, o Paperwhite). A primeira vez que li algo sobre e-readers foi no seu blog, o que pesou muito na decisão de adquirir o meu. Serei sempre grata por isso. Ah, e o blog é maravilhoso. Acesso todo dia em busca de posts novos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho colorido como leitora voraz de livros ter um kindle... em breve pretendo adquirir um. Creio que quem gosta realmente de ler se adapta a tudo... e a tecnologia esta aí para ser usada de forma a facilitar nossa vida... mil beijos Tatá... sempre acompanho seus posts... ;) Naná

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com