Chocolate em pó é tudo igual?

16.9.14 Talita Cavalcante 3 Comentários


Estou aqui hoje pra chamar atenção pra quando estamos nos supermercados comprando algum produto qualquer e percebemos que há uma enorme diferença de preço de uma marca pra outra. Quase sempre o motivo de um ser mais caro está na qualidade do produto e podemos descobrir isso analisando a embalagem.

Vou exemplificar o post com duas marcas de chocolate em pó. 

A primeira confusão que muita gente faz é achar que chocolate em pó e cacau em pó são um mesmo produto. Não são. O cacau não tem açúcar, é o puro pó de cacau. Já o chocolate em pó é como se fosse um chocolate ao leite em pó, portanto, além de ter cacau, tem também açúcar e outros ingredientes. É por isso que o cacau em pó é sempre muito mais caro que o chocolate em pó.

Como não estou aqui pra falar mal de qualquer marca, tirei a identificação delas. Minha intenção é apenas mostrar que devemos saber o que estamos comprando. Você pode escolher o produto mais barato, mas deve saber o motivo dele estar mais barato que o outro.

Na imagem acima, o chocolate em pó vermelho custava R$9,49, sendo que o amarelo, R$5,89. Por que a diferença de preço?

Vamos descobrir nas embalagens!

O primeiro, já me chamou atenção por anunciar 50% de cacau. Muito bom para um chocolate em pó!

E verificando seus ingredientes (já ensinei nessa postagem aqui que o ingrediente que vem escrito primeiro é o que tem em maior quantidade no produto), o cacau em pó é o primeiro item que aparece:

Já no segundo produto, o primeiro item do produto é o açúcar, ou seja, esse chocolate em pó tem muito mais açúcar que qualquer outro ingrediente, incluindo o cacau, em sua totalidade:


Não há certo e errado, mas no caso dos chocolates em pó, ter mais cacau é uma vantagem, mas isso não quer dizer que o chocolate em pó com mais açúcar não vá fazer um brigadeiro gostoso, vai ficar uma delícia também! Isso é só uma questão de saber o que está levando pra casa pra não ficar insatisfeito.

Espero que, na dúvida, você, assim como eu, passe a conferir os ingredientes que compõe o produto que quer comprar.

E a gente se vê e se lê por aqui e...
... nas redes sociais:






3 comentários :

  1. Essa dica de sempre conferir os ingredientes e que o primeiro da listagem é o que tem em maior qdte aprendi com vc tatá... rsrs... bjokas... saudades... naná

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.