Decanter - um item charmoso e útil no ritual dos vinhos!

5.9.14 dona perfeitinha 2 Comentários


Adoro vinhos e todo seu ritual. Ainda que prefira as rolhas de cortiça, também curto abrir um vinho screwcap ou com rolhas de vidro - fazem parte da história do vinho e tudo acaba sendo incorporado ao momento agradável que, na verdade, trata-se de uma confraternização, comemoração ou simplesmente um momento para relaxar ao lado da sua companhia.

E hoje, temos como papel principal, o decanter:

Esse ganhamos dos meus cunhados e é todo charmoso em seu formato tradicional.


O decanter é hoje também um item que ajuda a dar charme à sua mesa. Existem modelos dos mais diversos possíveis.


Mas pra que serve o decanter?

O decanter, como o próprio nome denuncia, serve para decantar o vinho, ou seja, deixá-lo ali por um tempo para que sedimentos se depositem no fundo que costuma ser largo justamente para facilitar isso. Há vinhos que não trazem qualquer sedimento, mas há outros que realmente precisam do decanter.

Mas o decanter é muito usado, principalmente com vinhos sem sedimentos, para abrir seu sabor, ou seja, para oxigená-lo. Dentro da garrafa o vinho não tem muito contato com o ar; já no decanter, que é largo, o vinho tem maior área de contato com o ar. Isso é ótimo, pois a oxigenação do vinho (deixe-o ali por, pelo menos, 10 minutos antes de consumi-lo), faz com que o sabor do mesmo se abra.

Ótimo vinho que veio ilustrar a postagem. Com ou sem decanter, rs.

Pra quem não tem decanter, porém, e quer oxigenar o vinho antes de bebê-lo, acho que vai gostar dessa outra dica minha aqui.

E a gente continua se vendo e se lendo por aqui e...
... nas redes sociais:






2 comentários :

  1. Ainda não comprei um. E sei que vou acabar fazendo. Pois acho um charme. Nem uso tanto vinhos envelhecidos assim que necessitem, mas acho que vale a pena na hora de servir.

    Beijos
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu queria um, acho muito bonito...também queria incorporar esse ritual na minha vida, mas como em manaus é muito calor, está dificil! rs

    bjs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com