Como organizar a geladeira

16.10.14 dona perfeitinha 3 Comentários


Há várias dicas que podemos seguir na hora de organizar uma geladeira. Hoje levantarei a ideia de módulos, ou seja, assim como usamos caixas para organizar bijuterias, na geladeira também podemos usar separadores, onde, em cada um deles (sejam altos ou baixos, mas de preferência transparentes), organizamos os alimentos - mesmo os com embalagens próprias, principalmente os que ficam soltos nas prateleiras. É muito melhor saber exatamente onde levar a mão pra pegar algo do que ficar em busca de algo pequeno que se perdeu em meio ao monte de vasilhas.

Aqui em casa uso os módulos da porta para temperos e mantimentos em conserva. Mas quem gostar de deixá-los nas prateleiras principais, uma boa forma de mantê-los juntos e com um lugar certo, é fazer o mesmo que faço nas fotos abaixo, juntando iogurtes em um único módulo (que é uma vasilha plástica transparente, sem a tampa).






OVOS: Para quem não tem onde colocar os ovos, recomendo um pote plástico comprido para armazená-los nas prateleiras (a porta é o último lugar indicado pra eles, portanto se a sua porta tem os portas ovos, use-os dentro dessa vasilha plástica que colocará na prateleira para apoio apropriado dos mesmos).

PADRONIZAÇÃO: Vasilhas padronizadas deixam a geladeira mais bonita, com a vista mais organizada. Dar preferência às quadradas e retangulares economiza espaço e facilita a organização.

RÁPIDA VIDA ÚTIL: Alimentos que devem ser consumidos rapidamente, como antepastos preparados pra semana, frutas, iogurtes, queijos e embutidos devem estar à vista e o melhor lugar pra eles é na primeira prateleira, onde não temos que abaixar para encontrá-los.

CADA COISA NO SEU LUGAR: Crie organizações que todos da casa respeitem, por exemplo: o lado esquerdo da primeira prateleira fica reservado para iogurtes, leites, creme de leite fresco; o meio para antepastos, molhos e queijos; o lado direito para as vasilhas com frutas fatiadas e os embutidos, de preferência, também guardados em vasilhas próprias.

SAÍDAS DE AR INTERNAS: Repare que em cada uma das prateleiras da geladeira há pontos de saída de ar. Essas podem ser vistas no meio da imagem abaixo. Atente-se para nunca bloquear ou dificultar a refrigeração ao colocar mantimentos demais à frente desses pontos.




Espero que tenha gostado dessas dicas!






Já conhece meu eBook de cardápios de almoço? "O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)".

O download é gratuito. CLICA AQUI





O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferente por lá também:







E a gente se vê e se lê!


3 comentários :

  1. Olá Talita... Faz bastante tempo que nÃo comento aqui no blog... a ultima vez acho que foi sobre a Pasta D'agua/ Bepantol para espinhas na gravidez...
    Bom, primeiramente, peguei seu e-book, e achei ele muito bom... As dicas são ótimas, e agregarei algumas no cardápio da semana em nossa casa, só não posso aplicá-lo mais pois trabalho fora e não tenho funcionária em casa. Com dois filhos pequenos e a jornada de trabalho corrida, estou pensando em congelar alimentos prontos, dessa forma, garanto a comida saudável e não industrializada e ao mesmo tempo economizo. Tenho pesquisado muito sobre como congelar alimentos e sua dica em individualizar as carnes por refeição me ajudou bastante. Em meio a correria toda ainda estou num projeto de Organizar minha casa para termos mais tempo como família e eu não mais precisar me desgastar tanto. Já passei pelos armários dos quartos das crianças, agora resta "esconder" o bidê do banheiro com uma caixa que farei de MDF. Próximo passo sala/cozinha (estou usando a divisão de zonas da Fly Lady para organizar essa bagunça toda). E a geladeira já usarei suas dicas. Não entendo pq os fabricantes sempre "deduzem" que os ovos devem ficar na porta, sendo que não é o mais correto... Dizem que o melhor local é fora da geladeira... Mas nÃo sei dizer ao certo.
    Mas... o que me leva a te escrever, é perguntar se você tem alguma ideia para reutilizar cartões de visita. Tenho vários desses de uma antiga funcionaria e não queria jogá-los fora, mas não sei como poderia usá-los de forma a ter utilidade... Tem alguma ideia?
    É isso... beijos, Carol

    ResponderExcluir
  2. @Caroline Leme
    Oi, Carol,
    Adorei seu comentário.
    Obrigada por baixar e por me dar um feed back sobre o eBook. Que bom que algumas dicas do blog tem te ajudado. Acho essa decisão que tomou de ir se organizando pra economizar tempo e energia, sobrando mais com as crianças é maravilhosa. Sempre que me desorganizo (e isso vai acontecer sempre), me sinto ótima depois de conseguir colocar tudo nos eixos também. Sobra aquele tempinho, mesmo que mínimo de se jogar no sofá com as crianças, rs. Sobre os cartões, eu os usaria para fazer os cardápios, escritos à mão, rs. Mas se pensar em algo mais, publico.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que existe "mães normais" como eu... é bom saber que não estou nessa sozinha! Penso exatamente nisso, ter um tempo com o Gabriel e a Vivi,aquele tempo de cafuné... até mesmo para meu esposo que também precisa de atenção. Valorizo muito meu lar, e de nada adianta deixar a casa "perfeita" se não a fazemos se tornar um lar não é verdade?
    Sobre o seu e-book, como disse, são ótimas receitas e idéias para incrementar o Cardápio. Por vezes nos acostumamos na rotina de arroz/feijão/mistura/salada e perdemos o momento maravilhoso de comer bem... não em quantidade, mas em qualidade. Semana passada fiz um macarrão com molho branco e queijo e apenas salpiquei pequenos pedaços de linguiça calabresa bem fritinha. O fato de colocar num prato que usamos para visitas e decorar com uma folhinha de manjerona fez toda diferença. Meu marido e filho se sentiram queridos... E foi algo rápido...
    A unica coisa que não posso colocar em meu dia a dia é a questão do jantar diferente do almoço... Pois acabo separando o almoço para levar de "marmita" para serviço...
    Ah! E sobre as vagens... também não gosto! Desde criança... A unica forma que descobri que as como é em bolinhos de arroz!!! E assim meu filho também come... rs
    Beijos Talita...

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com