Outubro rosa - você sabe o que é? Blogueiras unidas contra o câncer de mama!

17.10.14 dona perfeitinha 0 Comentários

Outubro rosa é o mês nacional americano (EUA) de prevenção ao câncer de mama que passou a influenciar vários países do mundo a fazerem o mesmo (é chamado rosa por causa do laço cor-de-rosa distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura realizada em Nova York em 1990). A Sociedade Brasileira de Mastologia trouxe ao Brasil a mesma campanha e é por isso que aqui no Brasil temos falado muito sobre a importância de fazermos o autoexame e também a mamografia anualmente. Essa iniciativa é muito importante para o nosso país que ainda tem alto índice de óbitos decorrentes da doença simplesmente porque a maioria dos diagnósticos acontecem tardiamente.


A luta é que todos entendam que precisamos 'cercar' essa doença no início!

Quem de nós não tem uma história de família ou de amigos ou de si mesmo pra contar? Lembremos que apenas 10% dos casos de câncer de mama são considerados hereditários, não há padrões muito claros para quem a doença acomete. Basta ser mamífero. Portanto, não deixemos de fazer o autoexame e ir ao médico mastologista ou ginecologista anualmente. E, a partir dos 35 anos, iniciarmos os exames de mamografia.

Para quem não sabe, a incidência de câncer de mama é muito superior em mulheres, mas também acomete os homens, então eles também devem se tocar e ir ao médico!

E por que falam em prevenção se não é possível evitar que um câncer de mama apareça?

O uso da palavra prevenção está associada a informar à sociedade de que quanto mais cedo um câncer de mama é diagnosticado, mais chances de cura ele tem.

A partir dos 35 anos a mamografia já é indicada. E a mamografia, apesar de ser um exame dolorido, pode diagnosticar um câncer de mama no início, antes mesmo de surgir qualquer nódulo, portanto, não demos bobeira! O SUS oferece o exame gratuitamente! Assim como o tratamento e cirurgia!

O que o SUS ainda não consegue é oferecer a reconstituição do seio pra todas as mulheres que gostariam (apenas 4% das mastectomias pelo SUS ganham a cirurgia plástica). Uma iniciativa interessante nessa luta contra o câncer de mama partiu da Satina, marca de lingerie, que está doando um sutiã de pós-mastectomia por cada blog que apoiar a ação, para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (em São Paulo), que atende pelo SUS. Entrei nesse apoio e acho que todo iniciativa a respeito é muito válida. Por isso, se você é blogueira, apoie também! A campanha termina em 31/10. Quantos mais blogs, mais sutiãs doados. Conheça mais!

O AUTO-EXAME:

Antes dos 35 anos, o que devemos fazer é sempre nos tocar, ou seja, fazermos o autoexame.

(Imagem daqui) Basta levantarmos um braço de cada vez, dobrá-lo, colocando a mão atrás da cabeça e, com a outra mão, apalparmos toda a mama do braço levantado, incluindo toda a região das axilas (com os dedos anelar, médio e indicador). No site do IBCC (CLICA AQUI) você encontra essa orientação com mais detalhes e imagens. Se sentirmos qualquer saliência diferente, é recomendado procuramos um médico. Além da mamografia a partir dos 35 anos, outros exames como a ressonância magnética podem detectar um nódulo.



Prevenir é abrir os olhos para o problema e enfrentá-lo. Se descoberto no início, chega a 100% as chances de cura.

A quem está passando pelo câncer de mama, força! Muito pensamento positivo e garra pra enfrentar as reações ao tratamento. Você merece sair vencedora, muita energia positiva pra você!








Já conhece meu eBook de cardápios de almoço? "O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)".

O download é gratuito. CLICA AQUI





O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferente por lá também:







E a gente se vê e se lê!


0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com