Como abrir a panela de pressão rapidamente

14.2.17 Talita Cavalcante 0 Comentários


Muita gente acha que jogar água sobre a panela de pressão quente, assim que a retiramos do fogo, estraga a panela; mas isso é um engano. Se pegarmos o manual da panela de pressão, lá estará a orientação desse método.


O motivo é simples: para abrirmos sem acidentes uma panela de pressão, retirar sua pressão é fundamental. E como retiramos a pressão? 

Se a pressão dentro da panela aumenta à medida que aumenta sua temperatura, o contrário também acontece: 

Para retirarmos a pressão da panela, devemos esfriá-la.

Isso pode acontecer naturalmente, quando esperamos que a panela esfrie e, em consequência, que sua pressão se liberte ou podemos usar água corrente fria sobre a tampa e válvula de saída de ar para esfriar rapidamente a panela, provocando a eliminação da pressão interna da mesma.

Esperar que a panela esfrie naturalmente pode ser interessante para alguns alimentos que precisam, mesmo com o fogo desligado, continuarem cozinhando. Porém, quando cozinhamos, normalmente precisamos ser rápidos e não há mal algum em efetuarmos o que demonstro na foto.

Isso não estragará a panela e ainda nos auxiliará a não deixarmos o feijão cozinhar além do ponto, por exemplo.

Mas cuidados são essenciais:

Nunca devemos destravar a panela antes que toda a pressão da panela seja eliminada, além, claro, de precisarmos acompanhar a manutenção da mesma, com limpeza adequada, troca da borracha quando necessário e acompanhamento das válvulas de segurança.

Espero que cozinhe sempre com segurança, porém usando de truques como esse para ganhar agilidade!

A gente se vê e se lê por aqui...






0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.