Quem somos nós?

by - 13.2.17


ESSE POST é uma apresentação da seção 'Quem somos nós?' do blog

Quando publicamos: De 15 em 15 dias, às quintas-feiras.


Quem sou eu? Quem é você? Quem somos na essência, além do óbvio? 

Por que formularmos perguntas a respeito?

Por que precisamos saber?

Bem... Disse Mário Sérgio Cortella certa vez em uma entrevista que assisti pelo YouTube, "A filosofia nos ajuda a existir melhor".

Perguntar é buscar um aprofundamento em nós mesmos e esse conhecimento próprio só pode nos acrescentar, ajudando-nos a sermos pessoas melhores, pois se tomamos consciência dos nossos atos, dos nossos sentimentos, por que somos como somos, de forma a enfrentarmos nossas verdades, tudo fica mais fácil de ser melhorado.

Lembrando que tudo está em nossas mentes. Decifrá-las é um desafio motivador que só tem a nos oferecer uma existência mais interessante.

Chegaremos um dia a concluir tal processo? 
Imagino que não. Mas isso nunca será motivo de desistirmos da caminhada que pode sim ser brilhante, incrível, feliz, dignificante, estupenda!

Essa seção do blog donaperfeitinha.com é meio para filosofarmos. Reflexões que nos engrandecem fazem parte de uma vida mais interessante, um dos meus grandes objetivos ao colocar-me de pé todas as manhãs.

Estaremos juntos, nessa seção do blog, conversando e levantando mais questões através dos comentários, sobre assuntos diversos, sejam eles profissionais, paternais, individuais, enfim, tudo para que possamos aprender uns com os outros, aprofundando-nos em nosso autoconhecimento.

Para quem não me conhece, sou Talita Cavalcante, autora desse blog e escritora. Um dos meus livros chama-se 'Minha casa sou eu' que nos provoca a pensarmos sobre 'quem somos nós?'. Ele foi lançado em dezembro de 2016 e traz citações de grandes pensadores, com textos provocativos dentro desse contexto, mas com um interessante foco de pensarmos sobre nós mesmos em paralelo aos nossos lares, já que esses podem também dizer muito sobre quem somos.

Se algum dia o ler, gostaria de ouvir de você. Esse livro está à venda em eBook pela Amazon (Clica Aqui).

Abaixo, citação de Meryl Streep que escolhi para marcar referência a essa seção do blog:

Meus textos em meu blog tem muito de mim mesma. Brinco que me revelo em cada linha escrita, pois cada palavra tem um pouco de mim.

Por que gosto de filosofia? Por que acho que esse é um caminho que nos leva a sermos mais felizes?
Acredito que se formos de encontro ao conhecimento, seja aquele externo a nós ou mesmo aquele que diz respeito a nossa essência, nossa vida fica mais rica, com preocupações relevantes, com interesses menos fúteis. Tornamo-nos pessoas melhores com vidas mais confortáveis e mais divertidas à medida que tomamos conhecimento sobre como realmente nossa mente ou outras coisas funcionam.

Tenho algumas sugestões para meus leitores que se interessam em aprofundar reflexões a respeito de 'quem somos nós?'

1 - PODCast apresentado por Celso Loducca (da Rádio Eldorado e da Casa do Saber): Quem somos nós?
Que também tem canal no YouTube: Quem somos nós?
Esse programa é muito bom, com entrevistas (slow talks) com muita gente bacana, de forma profunda e divertida que nos ajuda a refletir junto com os entrevistados, além de aprender com cada um deles, com suas diferenças na forma de pensar e viver. Acho que a ideia é essa mesma.

2 - Palestras no YouTube de filósofos, historiadores, etc, que nos instigam a pensarmos fora da nossa caixinha. Procure por 'Mário Sérgio Cortella', 'Leandro Karnal', 'Clóvis de Barros Filho', Luis Felipe Pondé (Canais como o Saber Filosófico publicam palestras deles).

3 - Canais de YouTube de escritores que, como eu, gostam da busca pelo autoconhecimento: 'Liliane Prata', 'Henry Bugalho', etc. Quem sabe também o meu próprio canal se, algum dia, minha coragem para a câmera ganhar um upgrade, rs (AQUI).


A gente se vê e se lê por aqui...

You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.