Como criar ou editar boas imagens (logos, cartões, banners de redes sociais etc) usando a internet

by - 18.3.17



A internet nos oferece ferramentas incríveis para auxiliar-nos na edição ou criação de imagens para uso pessoal ou mesmo profissional.

Sempre precisamos produzir imagens de divulgação dos nossos serviços profissionais, dos nossos blogs, dos nossos livros, dos nossos produtos, palestras, aulas ou mesmo de atividades e viagens que gostamos e queremos, por exemplo, criar um livro de foto montagem para recordação familiar.

Quando gostamos de brincar de edição de imagens, acabamos pegando o jeito e criando desde bloco de notas personalizados a qualquer outro item de necessidade como etiquetas dos cadernos das crianças na escola ou mesmo adesivos personalizados para lembrancinhas de aniversários, enfim!

Editar imagens nos permite dar voz nós mesmos à nossa criatividade. Há muitas pessoas que trabalham produzindo essas imagens, mas muitas vezes não se fica satisfeito com o resultado da encomenda porque explicar exatamente o que gostariam para a logo ou cartão de visita é difícil e dispendioso de tempo.

Enquanto isso você mesmo pode tentar criar o que pensou para a imagem que precisa.

No passado, já mostrei NESSE POST AQUI os adesivos que faço para fixar nas embalagens de presentes aos amigos, especialmente naqueles que são entregues na recepção da festa.

Construir imagens é muito divertido e simples!


Hoje vou falar de 3 ótimas ferramentas que eu uso para editar imagens e adoro!

1 - Meu editor de imagens preferido e que está disponível para download gratuito na internet é o PhotoScape. Acho que todos deveriam ter em seus computadores, pois é simples e nos oferece milhares de ferramentas de edição, inclusive para imagens GIF. Sua única falha é não possuir a ferramenta que torna partes da imagem transparentes, edição essencial para quem cria imagens mais profissionais e também para a própria internet, pois essa ferramenta é essencial para sobrepormos imagens à outras permitindo montagens interessantes. Apesar disso, há tanto que o PhotoScape oferece que se você baixá-lo vai ter que explorá-lo com expectativas boas de aprender diversas possibilidades de edição. Há vários tutoriais na internet que ensinam o passo a passo das ferramentas, que valem também a busca! Para baixar o PhotoScape, use sites como o SuperDownloads ou o BaixaKi, mas fique esperto na hora do procedimento, lendo as letras pequenas e não permitindo a inclusão de outros programas desnecessários e problemáticos junto (isso pode acontecer em qualquer download da internet, mas basta lermos tudo de cada etapa e desmarcarmos esse tipo de sugestão).


2 - Para deletar fundos homogêneos das imagens (ou seja, para transformar seu entorno ou conteúdo em transparente), não é mais necessário o PhotoShop. Há um site bacana que nos ajuda nessa difícil tarefa de forma simples demais, o OnLine Image Editor. Basta fazer o upload da foto - Clicar em 'Wizards' na barra de ferramentas - Selecionar o diamante (transparency) - E então clicar sobre a área (ou áreas) que quer deixar transparente na sua foto. Depois basta salvá-la!


3 - Canva: Expetacular site de montagem de imagens. Ele nos oferece modelos gratuitos para diversos tipos de imagens que podem ser baixadas em JPEG, PNG ou mesmo em PDF. Criei meu Midia Kit e a nova logomarca do Dona Perfeitinha nesse site que conheci por indicação de uma amiga minha que é professora e palestrante (Obrigada, Flávia!). Eu já trabalhei construindo sites de casamento e sou eu mesma quem faço as imagens e todo o layout do meu blog, portanto tenho um pouco de experiência com edição de imagens e acho esse site incrível por oferecer tantos designs gratuitos. É bom explorá-lo bastante, pois ele nos dá ideias boas e nos oferece designs super modernos sem custo algum e com download imediato, sem falar que ele salva o que você faz dentro do seu login. Ele também nos oferece outros designs especiais com custos pequenos como de um dólar. O único porém das imagens gratuitas desse site é que a qualidade da imagem baixada não é a mesma que visualizamos ao construir, mas ainda assim, ela é boa o suficiente (veja minha logo dp redonda!). Vale gastarmos algumas horas ali a produzirmos nossos banners de redes sociais, nossos cartões de visita, nossas logomarcas, nossas personalizações para rótulos de produtos ou mesmo imagens decorativas que a criatividade e motivações nossas nos permitirem.


4 - Baixar fontes gratuitas para incrementar com mais beleza e criatividade suas imagens, incorporando-as ao seu computador é outra sugestão que dou, especialmente para uso dentro do Photoscape que usa todas as fontes instaladas. Basta acessar sites como o Netfontes e baixar com atenção no processo de download aquelas fontes que mais combinarem com o estilo de imagem que quiser criar.

Todas essas ferramentas, sites e programas adquiridos pela internet se complementam e possibilitam a criação de uma imagem particular e única feita por você que se sentirá orgulhoso do resultado das suas criações.

Podemos aprender sozinhos muita coisa bacana usando a internet. Há pessoas que como eu adoram dar dicas e ensinar passos a passo que nos deixam mais habilidosos no uso de ferramentas ou sites. Podemos deixar nossa imaginação falar alto em termos de imagens usando essas três ferramentas acima. Não deixe de experimentá-las, você pode querer nunca mais abrir mão delas, rs.


Esses são os links que gostaria de indicar pra vocês hoje...

A gente se lê e se vê por aqui!




You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.