Como fazer barra de calça de terno à mão

23.3.17 Talita Cavalcante 3 Comentários


Para fazermos a barra de calças de ternos, basta usarmos um ferro de passar roupas, uma agulha (a mais fina que tiver) e linha (não importa a cor, já que costuramos apenas pelo avesso sem transpassar o tecido).

1 - A primeira coisa a ser feita é marcar, no corpo do dono da calça, a altura da barra com agulha. Em seguida, viramos o tecido da barra para dentro e marcamos, com as mãos a dobra necessária:

2 - Com a agulha e linha já passada e nó feito na ponta...

Precisamos concentrar em passar a agulha entre fios individuais e superficiais do tecido (da parte da perna, rente à barra virada), veja pela foto abaixo que passo a agulha por entre dois que levantei com a ponta da agulha. É preciso ser dessa forma para que não perpassemos o tecido, deixando linha aparente por fora:

Passe por dois ou três fios próximos...

3 - Em seguida, passamos a agulha na borda do tecido da barra virada e vamos repetindo o processo e circundando todo o tecido da perna da calça, com atenção para não puxarmos a linha apertando e enrugando o tecido. A linha deve ficar tão longa quanto a extensão da roda da perna. Veja como fica:

A finalização exige nós na linha feitos com o mínimo de volume possível, por fora ou por dentro da barra virada, mas sempre no tecido da parte dobrada pra dentro e nunca no tecido externo da perna da calça:

Não sou experiente na costura e mesmo assim faço tudo que aparece de demanda em todas as roupas da família, desde que sejam simples execuções como essa que não nos exige habilidades maiores. Não é preciso ter um verso tão bonito, desde que feito com atenção e cuidados.

 4 - Depois de finda a costura, devemos passar a marca da barra. Por dentro...

E por fora...

 Temos um belo resultado, não acha?



3 comentários :

  1. Já fiz muita barra em calça, minha avozinha ensinou fazer aquele ponto pé de galinha e parecia tão complicado , mas no final ficava uma obra prima.Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei srta Talita. Procurava algo no âmbito do direito e olha só onde cheguei. Irei apresentar meu primeiro jura semana que vem e, agora, acho que posso costurar a barra da minha calça que ficou um pouco grande sem a ajuda de minha esposa ou mãe, ah ah ah... Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. @Vemom ... Que ótimo! Bom juri pra você!!!! E faça mesmo a barra da calça!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.