'O moral' ou 'a moral'? Qual a diferença?

by - 15.3.17

Tanto 'o moral' quanto 'a moral' são corretos, porém, têm sentidos diferentes em três casos especiais. Precisamos, portanto, compreender essas diferenças, nesse 3 casos:

1) A palavra moral no masculino
2) A palavra moral no feminino
3) A palavra moral que aceita os dois gêneros (com sentido uniforme)

1) No masculino, moral tem a ver com o 'estado de espírito' de uma ou mais pessoas. Ou seja, 'Como está seu moral hoje?' É o mesmo que eu perguntar como está seu 'ânimo'.


Outro exemplo:
O moral da minha turma da faculdade foi abalado quando descobrimos que um dos nossos professores de quem gostávamos muito era um corrupto da pior estirpe. 


2) No feminino, moral tem a ver com o conjunto de normas sociais válidas e que determinam a conduta de todos. É a referência a todos os valores aceitos como corretos numa família, país, sociedade. Além desse sentido, moral no feminino também pode significar 'lição de vida', 'moral da história'.

Exemplos:
A moral da minha família foi desrespeitada.
Identifico-me com os princípios da moral budista.
As leis que determinam a moral do meu país estão sendo reanalisadas.
A moral da história foi que devemos aprender a ouvir o outro antes de dizermos o que achamos a respeito de algo.


3) No uso dos dois gêneros, moral é a atitude moral de alguém, é o valor moral de um indivíduo. É a ação de um valor moral específico.

Exemplos:
Ao ceder lugar ao idoso no ônibus, ele foi coerente com a moral que defende.
Ao ceder lugar ao idoso no ônibus, ele foi coerente com o moral que defende.

(Nesses casos, não há erro, pois não tratamos aqui do conjunto de normas morais (que exige o artigo feminino), mas de uma atitude moral específica. Para facilitar as coisas, se podemos substituir 'moral' nesses casos por 'atitude moral', podemos portanto usar a palavra em qualquer dos gêneros.





You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.