Viver por querer

by - 10.3.17

COLUNA DA AUTORA - CRÔNICA


Nesse mesmo coração que bate e dá vida a sentimentos bons, muito de triste acontece. E a tristeza pode ter motivos sérios para existir ou simplesmente ser uma escolha feita 'sem querer querendo' (grande Chaves!).

Há quem antecipe sua morte em vida por não olhar para essa última com olhos intensos e famintos. Pessoas se amornam quando deixam de querer mais do seu entorno. É fato que há sim sofrimento aos montes, mas vencem, apesar dele, apenas aqueles que não se satisfazem em estarem à margem.

Escolher saber pode ser dolorido, mas nunca foi a pior das escolhas para ninguém. Conhecer nos instiga a buscarmos por mais, a querermos viver melhor, a querermos produzir as imagens que se formam em nossas mentes à medida que lhe damos o valor devido. Não conhecer e preferir continuar cego aos fatos verídicos, à vida tal como ela pulsa, gera uma mesmice chata e dispendiosa de horas melhores vividas. Acabam todos que assim preferem viver, vivendo o mesmo, repetições danosas ao seu próprio ser.

"O futuro é algo que todo mundo alcança a uma velocidade de 60 minutos por hora."
Clive Staples Lewis.

Estamos aqui hoje. Mas como estamos? Viver por querer deve ser nosso objetivo! Chegou o fim de semana tão desejado! Estamos cansados. Nossos filhos nos pedem para brincarmos, para passearmos, para vivermos momentos divertidos. Mas estamos cansados e é só um dia que temos para descansarmos da semana agitada. 'É só um dia!' Não tem problema algum nisso, tem?

Depende! Tudo na vida, depende! Cada um tem suas experiências e necessidades diferentes. O que não podemos é darmos o prêmio de indulto às nossas ações que sabemos (lá no fundo) que são sim um 'deixar a vida passar' com justificativas inventadas. Se fazemos isso em excesso, 'ah, é só uma horinha que vou deixar de brincar com meu filho', 'ah, é só dessa vez que vou preferir dormir a ir ao clube com minha esposa e as crianças', bem...

Se esse tipo de coisa torna-se corriqueiro, é bom que seja percebido a tempo, para evitarmos arrependimentos! Todos alcançamos o futuro ao mesmo tempo, mas chegam satisfeitos e mais ricos de experiências, acertos e conhecimento, aqueles que devoraram a vida e os livros, que souberam presenciar com empolgação os sorrisos de seus filhos, dividindo com eles conversas animadas e viagens físicas e imaginárias, aqueles que souberam manter perto os amigos que fizeram, que souberam ceder em prol daqueles que amou. Ou seja, chegam felizes ao futuro, quando algo duro há de acontecer, tanto comigo como com você, aqueles que souberam dizer 'eu te amo' em todos os tempos certos, que souberam mudar de ideia e pensamento porque procuraram se aprofundar e conhecer mais a respeito. 

Quero ser capaz de viver por querer como eles. E você?



You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.