A melhor forma de cozinhar e descascar ovos de codorna

26.4.17 Talita Cavalcante 0 Comentários

Uma das dicas mais visitadas aqui no blog é a de como descascar ovos de codorna. Hoje vou ensinar a fazer o mesmo, mas mostrando foto a foto do cozimento até o momento de descascar. Alguns segredinhos são fundamentais pra que na hora de retirar a casca e a pele do ovo, você consiga executar sem machucar a clara, sem rachá-la ou cutucá-la.

Você pode colocar os ovos na água fria e levar ao fogo, mas o ideal é que já coloque-os ali com a água bem quente, já que, assim, não é necessário misturar os ovos por tanto tempo quanto vou ensinar abaixo:

Se houver ovinho boiando, como abaixo, é necessário descartá-lo, pois isso significa que há risco do ovo estar contaminado ou estragado:

ESSENCIAL: É necessário misturar circularmente, alterando o lado do movimento de vez em quando para que a gema do ovo fique centralizada até que a clara endureça a ponto de mantê-la no meio. Isso é bom porque se deixamos o ovo cozinhar parado, a gema posiciona-se no ponto mais baixo com pouca camada de clara protegendo-a, o que vai acabar dificultando na hora de descascar os ovos, pois a clara fina em torno da gema é facilmente rasgada. Se os ovinhos forem colocados na água fria, é necessário misturar até que a água ferva. Se forem colocados na água fervendo, misturar por 1 minuto revezando a direção já é suficiente.



Depois de cozidos (deixados na água fervendo por 12 minutos), devemos descascar os ovos ainda mornos. Depois de frios, a casca gruda neles dificultando a eficiência na hora de tirar a pele. Por isso, apenas esfrie os ovinhos em água gelada, mas descasque-os ainda mornos.

OUTRA DICA INDISPENSÁVEL: É fundamental que rolemos os ovos com uma pressão leve das mãos sobre eles contra uma bancada, pois precisamos amassar toda a casca em todo seu entorno, pois só assim para desprendermos do ovo aquela pelinha fina que faz parte da casca e deve ser retirada com ela:

Desse jeito:

Agora sim fica fácil puxar uma parte da casca com a pele junto:

Toda ela se desprenderá facilmente! Veja que é essa pelinha a grande responsável por acabarmos ferindo os ovinhos nesse momento...

Nem sombra da gema, você vê? Ela cozinhou no centro do ovinho e a clara manteve sua camada grossa.

Depois de descascar, basta lavar com água filtrada:

 Diferença de um ovo descascado depois que rolomos ele sobre a bancada e do outro que resolvemos descascar sem fazer isso:


 Agora ficou fácil... fala aí!


Gostou dessa dica? Explore o blog e conheça meus trabalhos em eBooks, vendidos pela Amazon e com link na imagem abaixo!

Obrigada por me acompanhar por aqui!

Um beijo,
Talita.




0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.