Como fazer conserva de pimenta


A conserva de pimenta caseira pode ser feita com vinagre ou azeite. A que é feita com vinagre é a mais demandada, já que o ardor da pimenta é mais brando e o sabor mais agradável. Para conservas de pimenta fortes, usa-se apenas azeite. Quanto mais antiga a conserva de pimenta, mais ardente.

Uma preocupação relevante quando produzimos qualquer tipo de conserva é tomarmos alguns cuidados que evitam a contaminação do recipiente ou do produto a ser conservado. Das contaminações, a mais grave, sem dúvida, é a da bactéria causadora do botulismo, portanto, nunca faça uma conserva sem tomar os cuidados de higienização adequados:
1 - É necessário que o vidro a ser utilizado para a conserva de pimenta seja antes fervido por 10 minutos e retirado da água com pinça, secando sem contato do interior com qualquer superfície. Isso é essencial para matar qualquer bactéria que porventura esteja no vidro:

2 - Depois de lavadas as pimentas, deve ser feito seu branqueamento que consiste em levar as pimentas à água filtrada fervente (não use a mesma água em que ferveu o vidro!) por 30 segundos ou 1 minuto:


3 - Depois de 30 segundos na água fervente, devemos mergulhar as pimentas em recipiente com gelo imediatamente:



4 - Sobre uma toalha limpa e seca, colocamos as pimentas após seu resfriamento e, com um palito, espetamos as pimentas ao longo de sua extensão, 3 a 4 furos por pimenta já são suficientes.

5 - Em seguida, colocamos as pimentas no vidro que foi previamente fervido:

6 - E acrescentamos o vinagre (ou azeite) até que todas as pimentas estejam cobertas. Os furos feitos servirão para que as pimentas não boiem e, portanto, aos poucos, a pimenta vai enchendo-se do líquido e afundando:

Pronto! É possível manter a conserva fora da geladeira, não deixando nunca as pimentas descobertas de vinagre. Quando o nível do vinagre for baixando, basta ir acrescentando mais. Porém, conservas de vinagre eu gosto de manter na geladeira. As de azeite não dão certo geladas, pois o óleo gelado fica pastoso e feio.



Postar um comentário

10 Comentários

  1. Gostei das dicas! Suas conservas duram quanto tempo em média? Vc faz com vários tipos de pimenta juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael...
      Sim, pode misturar as pimentas...
      A durabilidade da conserva vai depender se estarão sempre submersas no vinagre/óleo. É essencial observar se não há formação de bolor, mas evitar que as pimentas fiquem para fora do líquido é garantia para que dure mais. Os vendedores desses produtos artesanais colocam uma média de 8 meses de durabilidade.

      Excluir
  2. Pode misturar vinagre com o azeite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode! Mas como eles não se misturam, não fica um líquido bonito.

      Excluir
  3. Esta receita é para usar as pimentas ou o caldo como tempero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar os dois, mas só o caldo já ficará bem apimentado...

      Excluir
  4. Pode colocar vinagre e óleo juntos?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, existe algum segredo para ela ficar mais ardida, ou somente com o tempo que ela vai ficando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise sobre os tipos de pimenta, Dario. Há alguns mais ardidos. E o que falei no post. No óleo, a conserva fica bem mais apimentada.

      Excluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz. Temos o poder de escolha sobre as palavras que proferimos. Escolha ser gentil! Respondo mais rapidamente no canal do YouTube, porém, aos poucos, vou respondendo aqui. Veja se a informação que precisa já não está na postagem. Espero o melhor pra você! Meu objetivo aqui é te inspirar e me inspirar junto à troca que tivermos!