Receita de geleia de pimenta - A melhor da sua vida!

19.4.17 Talita Cavalcante 1 Comentários


Fazer geleia em casa é fácil e quem faz a primeira vez, nunca mais quer comprar da pronta, especialmente em se tratando de geleia de pimenta que combina com vários tipos de comida.

Nós tínhamos um fornecedor de uma geleia de pimenta artesanal maravilhosa, mas dependíamos de alguém que viajasse para a região de Virginópolis (terra da linda blogueira Camila Coelho). Pra quem estiver por perto ou de passagem pela cidade, recomendo que procurem pela geleia de pimenta da D. Julia. É a melhor das compradas que já comi.

Mas quem quiser, como eu, fazer sua própria geleia de pimenta e arrasar ao serví-la aos amigos, é só se inspirar na receita abaixo! Eu adoro serví-la com dadinhos de tapioca (clica aqui), com carnes, com queijos e até com risotos! Em sanduíches, ela dá um toque especial, te garanto!

Há alguns segredinhos que fazem diferença no resultado de uma geleia: a quantidade de açúcar, as frutas usadas (toda geleia é feita com fruta), a qualidade dos ingredientes.

No caso da geleia de pimenta, o tipo da pimenta também vai influenciar.

Eu usei pimenta dedo de moça, maçã, abacaxi, açúcar, damasco, gengibre em conserva (clica aqui para ver), caldo de limão, água e diversos condimentos naturais e secos que eu tinha por aqui.


Primeiro, ralei uma maçã, sem casca:

Piquei 1/3 de um abacaxi (sem o miolo) - Gosto de geleias com pedaços e, por isso não recomendo bater a fruta como muitas pessoas fazem (mas pode!):

Na panela, colocamos o abacaxi e o açúcar (esse varia de quantidade, pois vai da preferência. Você pode usar metade do volume das frutas usadas até o mesmo volume delas de açúcar - eu gosto com menos açúcar, ou seja, metade do volume das frutas). Para duas xícaras de fruta, usei uma xícara de açúcar. Ainda na panela com açúcar e abacaxi, acrescentei temperos naturais secos para dar mais sabor. Pode ser noz moscada, misturas de temperos como lemon peper, pimenta branca ou verde moída etc. Uma leve quantidade para condimentar um pouco a geleia:

A maçã, já ralada:

4 pimentas dedo de moça, sem sementes, picadinhas:


Caldo de um limão:

Um pouco de água (cerca de 1/4 de um copo):

Acrescentamos também damasco picado fino:

E gengibre em conserva picadinho:


Deixamos cozinhar por 30 minutos ou até reduzir e adquirir consistência de geleia natural:


 Pronto!

Fica linda e, como é uma conserva em meio açucarado, pode ficar na geladeira por até 4 meses! O uso do vidro deve ser preferencialmente feito após sua fervura: 

Essa geleia feita com a ajuda do meu marido é a geleia mais gostosa que já comi! Espero que você faça uma esplêndida também! 



Um comentário :

  1. Olá
    Adorei a receita e com certeza vou tentar fazer, sempre bons aprender novos truques que dão novos sabores a comida, principalmente quando se trata de doces, os sabores tem que ser escolhidos de forma criteriosa! Super gostei das outras receitas também e vou experimentar cada uma delas.
    As opções veganas e vegetarianas estão ganhando forma no Brasil e espero que mais pessoas conheçam e provem as delícias veganas, pensando nisso eu tenho um site só de receitas fáceis e práticas veganas, para dar mais ideias de pratos saborosos, nutritivos e saudáveis.
    http://www.vegan.mundodynamico.com
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.