A melhor forma de cozinhar macarrão (para não ficar mole e quebradiço e ganhar mais sabor)

10.5.17 Talita Cavalcante 1 Comentários



Cozinhar macarrão parece simples, mas fico assustada no quanto até mesmo restaurantes erram no seu cozimento, servindo massas moles demais e quebradiças ou mesmo grudentas.

O espaguete é o macarrão mais complicado de cozinhar, pois pode dar mais problemas que os demais. Sendo comprido, ele precisa ser totalmente mergulhado na água o mais rápido possível para que não haja diferença no cozimento do centro e de suas pontas.

1 - Ferva água suficiente para o cozimento (1 litro para cada 100g de massa).

2 - Com a ajuda de uma pinça ou de um pegador de macarrão, coloque todo o espaguete (sem quebrar a massa) para dentro da água fervente. Basta pegar as pontas e contorcer em qualquer dos sentidos do relógio:

3 - Marque o tempo imediatamente. Aconselho que, se não for fazer o macarrão na mesma hora, que se cozinhe por menor tempo que o indicado na embalagem. Se for guardar na geladeira: 1 minuto a menos. Se for levar ao forno: 2 a 3 minutos a menos. A melhor consistência para o macarrão é o al dente, mas claro que isso depende da preferência. Toda criança gosta de brincar de puxar o espaguete com a boca fechada e isso só é possível na consistência al dente. Se mais mole, ele quebra. E quebradiço, o macarrão fica feio, difícil de enrolar ou pegar com o garfo, além de mole demais pra ficar saboroso.

4 - Assim que der o tempo de cozimento...


 5 - Experimente e...

6 - Escorra a água.

7 - Imediatamente depois, resfrie o macarrão para parar seu cozimento. Se você não faz isso, ele continua cozinhando pela alta temperatura em que está e, além de ficar mole e quebradiço, vai grudar todo.

 8 - Reserve até que vá prepará-lo como pretende. Há tantos molhos incríveis para fazermos uma boa massa! Lembre-se que se for levar ao forno, o tempo de cozimento deve ser menor. Ao voltar o macarrão pra panela, seja rápido no preparo e aquecimento para que ele também não exceda em cozimento nesse processo:







Um comentário :

  1. Talita, aprendi recentemente essa dica de resfriar o macarrão cozido. Faz toda a diferença!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.