Como fazer molho branco (béchamel)

by - 24.5.17



Molho branco vai bem em muitas massas assadas como lasanha e fazê-lo é simples demais, mas precisamos ir provando e testando o sabor...

Gosto muito da forma original de se fazer o molho branco que é feito apenas com farinha, manteiga, leite, sal, noz moscada e pimenta, assim:

1) Mesma quantidade de farinha e de manteiga (50g de cada) para meio litro de leite. Use o dobro da quantidade se for usar como único molho. Mas a dica é, em lasanhas, por exemplo, o molho branco ir por cima apenas, ao final, combinando com outro molho de tomate ou à bolonhesa, por exemplo.

Cozinhe na panela a farinha e a manteiga juntos, formando uma massinha homogênea. Assim que estiver bem formado esse roux, vá acrescentando o leite aos poucos e deixando cozinhar até reduzir e chegar a uma boa consistência. Nesse intervalo de redução, tempere com sal, pimenta moída na hora e noz moscada. Prove.

Dicas: Se ficou grosso demais, acrescente leite. Se ficou aguado demais, coloque um pouco mais de farinha!

Para incrementar o molho branco: 

Eu, por vezes, gosto de fritar a cebola em cubos antes de cozinhar a manteiga com a farinha, para incrementar sabor ao molho branco. Devemos deixá-la dourar antes de seguir as orientações acima.

Outra boa dica:
Acrescente queijos como parmesão e/ou outros que goste muito. Fica ainda mais saboroso!






You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.