Feijão - Como cozinhar e refogar (o básico com passo a passo)

by - 31.5.17


Todos nós que temos habilidades na cozinha sabemos que nem sempre foi assim. Em algum ponto da nossa história aprendemos a como fazer um arroz ou um feijão, seja com nossos pais, com nossos avós, seja pela internet!

Minha dica de hoje vai para você que está começando a se interessar por cozinhar! Não importa o motivo que te trouxe aqui. O importante é que eu saiba te passar pelo menos as principais dicas para um bom feijão refogado!

- A primeira coisa é catar o feijão. Mesmo os comprados em supermercados como 'tipo 1' podem conter pedrinhas. Espalhe em alguma bacia e olhos atentos ao verificar os grãos!

- Depois é hora de cozinharmos o feijão. Há quem o deixe de molho para acelerar o cozimento na panela, mas isso não é essencial. Se estiver com o tempo contado, pode pular a parte do molho. O feijão é ótima fonte de proteína e fibra. Mas sobre o molho, se tiver como se preparar, faça- o! Preciso explicar a razão: o feijão, assim como a soja, a ervilha e a lentilha, é rico em carboidrato não absorvível, o que pode causar gases em muitos de nós, já que pode fermentar em nosso intestino. Para evitar isso, o molho de um dia pro outro, antes de cozinhá-lo é o recomendado, trocando-se a água no dia seguinte antes de cozinhá-lo. Outra dica é cozinhar o feijão no ponto certo, pois amido mal cozido (mesmo se deixado de molho) aumenta a produção de gases.

- Para cozinhar, basta colocar o feijão na panela de pressão e cobrir com água filtrada, ultrapassando de 3 a 4 vezes o volume do feijão a ser cozido. Feijão novo é sempre mais gostoso, por isso, cozinhar muito não é vantagem. Cozinhe 1/4 do pacote, por exemplo! Tampe adequadamente sua panela de pressão e leve-a ao fogo médio. A partir do momento em que ela começar a chiar, conte 20 a 30 minutos para o cozimento total. É preciso conhecer nossa panela de pressão. Algumas cozinham bem rápido, outras já demoram mais. A média, por minha experiência é de 20 minutos. Por isso, resfrie a panela debaixo de água corrente para retirar sua pressão e abrí-la, verificando o cozimento. Volte ela ao fogo, se necessário for.
Veja aqui como abrir a panela de pressão: CLIQUE.


Com o feijão cozido, coloque óleo na quantidade da sua preferência no fundo da panela em que vai refogá-lo e ligue o fogo. Espere 1 minuto para que ele aqueça e...

... Com uma escumadeira, retire os grãos da panela de pressão (sem caldo!).

Coloque os grãos de feijão na panela com o óleo quente:

E só então coloque o tempero (alho com sal ou alho amassado na hora e sal)... Nunca refogue o sal no óleo, pois ele queima e passa gosto ruim para o feijão:

Deixe o feijão pegar o gosto do tempero por alguns minutinhos, mas não deixe que ele grude ou seque. Misture com cuidado para não quebrar os grãos que devem permanecer firmes, sem amassar!

Só então coloque o caldo do cozimento da panela de pressão na panela em que está refogando os grãos.

Ferva até que o caldo engrosse um pouco...

Prove tanto o grão quanto o caldo durante o processo, pois é provando que sabemos dosar a quantidade de tempero adequada.

Então é só servir, com ou sem caldo, como da preferência de quem come...



You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.