9 utensílios que você deve ter na sua cozinha

21.6.17 Talita Cavalcante 0 Comentários

Conheça alguns acessórios que são imprescindíveis para que você tenha um bom desempenho na hora de mostrar os seus dotes culinários

É cada vez maior o número de pessoas que se aventuram na cozinha. Programas como o MasterChef tornaram o ato de cozinhar algo mais divertido e está na moda impressionar os amigos fazendo refeições mais elaboradas. Mas será que a sua cozinha está preparada para as suas experiências gastronômicas?

Listamos aqui alguns itens que podem ser considerados essenciais para quem vai dedicar algumas horas a fazer algumas guloseimas. De qual deles você não abre mão?



1 – Balança de cozinha
Saber a quantidade exata de cada alimento para colocar em uma receita pode não ser tão simples: afinal, como diferenciar 200 gramas de 250 gramas sem o auxílio de nenhum equipamento? Para problemas como esse você precisa recorrer a uma balança de cozinha. Os modelos mais simples custam menos do que R$ 50 e com certeza ela vai ser muito utilizada na hora que você for preparar seus pratos.

2 – Chaira
Você sabe o que é uma chaira? Esse é o nome que se dá àquele acessório que é popularmente conhecido como “amolador de facas”. Existem diversas variedades desse acessório, cada uma voltada para um tipo diferente de fio de faca. A menos que você queira se tornar um especialista, apenas um exemplar desse em sua casa já é suficiente. As chairas são fáceis de serem encontradas até mesmo em uma loja de ferramentas.

3 – Faqueiro completo
Além de manter as suas facas sempre afiadas, não há nada melhor do que ter uma faca apropriada para cada ocasião. À primeira vista isso pode parecer bobagem, mas tente cortar carne com uma faca de serra, por exemplo, só para sentir o drama. Se existe uma série de tamanhos e modelos é por que há um propósito. Faça o teste cortando os itens com a faca certa e você verá como faz diferença.

4 – Liquidificador
Seja para fazer sucos ou temperos, um liquidificador funciona como um verdadeiro coringa na cozinha. A menos que você pretenda triturar coisas grandes e duras, um modelo intermediário com várias velocidades e funções de autolimpeza já é o suficiente. O importante é que você não deixa faltar esse eletrodoméstico na sua cozinha.

5 – Espátulas de silicone
Para mexer e misturar ingredientes em altas temperaturas não há coisa melhor. E, ainda por cima, o silicone não permite que elas estraguem as panelas na hora de fazer a raspagem. Há opções com cabo de acrílico, melhores para o manuseio, mas mais frágeis; inox, menos confortáveis na pegada, mas mais resistentes; e madeira, as mais equilibradas, mas que requerem cuidado especial na hora da limpeza para não guardarem fungos e bactérias.

6 – Medidores de xícaras e colheres
A diferença de quantidades entre uma colher de sopa e uma colher de sobremesa pode fazer um estrago completo na sua receita. Por isso, é importante que você tenha em mente não apenas quanto cada medida significa, mas as formas ideias de mensurar isso a cada novo prato. Os medidores de xícaras e colheres, além de serem extremamente práticos, resolvem esses problemas de uma vez por todas.

7 – Tapetes de silicone
Os tapetes de silicone são uma verdadeira mão na roda para quem é confeiteiro. Eles substituem o papel manteiga e em muitos casos você fica livre do trabalho de untar assadeiras ou até mesmo a sua bancada de trabalho. Ou seja, facilita muito a sua vida na hora da limpeza. Para quem vai assar biscoitos, cookies e macarons, esse é um item obrigatório na cozinha.

8 – Termômetro digital
Você já pensou em usar um termômetro digital para medir a temperatura dos alimentos que você cozinha? Pode até parecer um luxo em um primeiro momento, mas depois que você descobrir o quanto fica mais fácil saber se aquele franguinho assado está no ponto ou não apenas por conta da temperatura você nunca mais vai querer deixar de usar. O ideal é escolher um modelo que ultrapasse altas temperaturas, portanto fique de olho nisso na hora da compra.

9 – Fouet
Esse é outro item que muita gente não sabe o nome, mas entende que na cozinha ele é uma peça importante. Ele é ideal para misturar ingredientes em receitas que precisem resultar em consistências cremosas e leves, como chantilly, mousse ou calda. Os fouets (pronuncia-se “fuê”) podem ser de inox (mais resistentes) ou silicone (não riscam as panelas).

Seja prevenido também com o resto da casa (mas veja, clicando aqui, minha postagem sobre ferramentas na cozinha!)

Se na sua cozinha já estiver tudo dominado é hora de pensar também em algumas ferramentas para casa. Afinal, nunca se sabe quando algo vai estragar e será preciso correr em uma loja de ferramentas para resolver os problemas. Assim, é fundamental que você tenha em casa alguns itens – que podem até acabar servindo na cozinha em algum momento.

Martelo – pode ser que você precise bater um prego para furar um coco. Um martelo vai ser fundamental para isso.
Furadeira – se você comprar panelas novas e não tiver onde guarda-las, alguns furos na parede podem servir para colocar um parafuso e pendurá-las.
Alicate – cortar alguns fios mais delicados ou emendar um fio de uma tomada não são tarefas muito complicadas. Com um alicate na mão você já está apto a fazer seus reparos.
Kit de chaves de fenda – em qualquer loja de ferramentas, um kit com chaves de fenda é sempre um item essencial para se levar para casa. Não deixe de ter o seu.
Trena – por fim, fechamos essa pequena lista indicando uma trena. Assim, você poderá medir espaços para a compra de novos móveis ou para a colocação de cortinas com precisão. 




 


0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.