Galinhada de arroz integral (7grãos) - Deliciosa!

22.6.17 Talita Cavalcante 0 Comentários


Galinhada é um prato que agrada a maioria. E adaptar a tradicional galinhada para uma mais saudável, feita com arroz integral ou 7 grãos como essa que mostro hoje é bem fácil.

Você pode usar o frango que quiser, com ou sem gordura, mas a versão da galinhada de hoje é feita apenas com o peito de frango sem pele, sequinho e saudável.

Em uma panela, aqueça o azeite e jogue o peito de frango para grelhar. O peito deve ter sido picado do tamanho de sua preferência. Eu fiz pequeno, mas há vezes em que coloco pedaços bem grandes para ficarem desfiantes e suculentos. O peito já deve ter sido temperado com antecedência para marinar um pouco e absorver o sabor. Gosto de temperar com alho e sal (veja receita), shoyo e um molho especial que faço (veja receita dele aqui).

Depois de grelhado o frango, junte cebola em cortes de sua preferência e bastante tomate sem pele e sem semente:

Deixe dourar bem...

Antes de jogar o arroz na quantidade desejada (esse arroz é o 7 grãos integrais), coloque a água na proporção correta para o cozimento dele e deixe ferver tudo. Depois de iniciada a fervura, vire o arroz e tampe a panela, deixando uma pequena saída do vapor para o caldo não entornar...

É nesse momento também que se acrescenta todos os temperos que mais gostar. Nós adoramos usar páprica defumada doce nessa receita. Deixa tudo amarelinho e delicioso... Use bastante alho com sal, pimenta moída na hora, temperos de sua preferência, ou seja, de acordo como normalmente você gosta de temperar o seu arroz. Acrescente um pouco mais do habitual, pois o arroz integral exige isso para ganhar sabor!


Acompanhe o cozimento que varia de arroz para arroz. Esse 7 grãos costuma demorar cerca de 40 minutos.

Enquanto o arroz finaliza seu cozimento, faça uma omelete caprichada! Essa foi feita com os ovos batidos com salsinha e muito queijo muçarela:


Arroz pronto, embeleze-o com grãos de mostarda ou verdes como salsinha, cebolinha ou mesmo manjericão!!!!

Finalize a omelete...



Fatie e distribua sobre o arroz empratado:

Finalize com batatas chips que podem ser preparadas com antecedência ou evitadas para quem prefere não acrescentar fritura...


Espero que tenha gostado... Galinhada boa pra comer à noite em dias de semana...



0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.