Suflê de verdade (de cenoura) - e também fácil!

7.6.17 Talita Cavalcante 0 Comentários

Suflês de cenoura são incrivelmente gostosos e, se feitos com mais ovos, ficam aerados e exigem pouca farinha (que você pode usar da de arroz dobrando a quantidade ou mesmo da farinha integral). Nesse caso, por exemplo, usei apenas 2 colheres de sopa de farinha de trigo!

Veja como fiz!

Cozinhei uma cenoura média!


Em outra panela, derreti duas colheres de sopa de manteiga e juntei à ela, 2 colheres de farinha de trigo, mexendo bem com o batedor de arame até dourar, por uns 2 minutos quase:


Acrescentei 1 e 1/2 xícara de leite e temperei (pode-se usar pimenta moída na hora, noz moscada, sal ou alho com sal etc - vai da sua preferência de tempero e sabor):

Bati a cenoura cozida:

Juntei a cenoura no creme da farinha + 3 gemas de ovos e mexi bem, deixando cozinhar por mais 5 minutos e desfazendo todas as bolinhas da farinha:

Depois acrescentei + 1/2 xícara de queijo parmesão ralado:

Com 5 claras, fiz clara em neve na batedeira:

E transferi para o creme já cozido, misturando delicadamente:


Antes de virar o creme nos ramequins, untei-os com manteiga e depois enfarinhei com 1 colher de sopa de farinha de rosca + 1 colher de sopa de parmesão previamente misturados...

Levei para assar em forno aquecido apenas embaixo, à 160oC. Se em forno à gás, use à 180oC. Deixe até crescer e dourar! Cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do forno.





0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.