Altura certa para pendentes

Imagem daqui

Ao escolhermos itens de iluminação para a decoração da nossa casa, se não temos a ajuda de um profissional, o que é fato para a maioria de nós mortais, já que o serviço não custa barato (apesar do custo ser justo e válido para quem pode contratar um), muitas dúvidas nos acometem.

Uma dessas é a altura dos pendentes depois de instalados.

Apesar de haver aqui uma altura considerada ideal, considere sempre o seu caso particular, a estética mais bacana aos seus olhos. Lembre-se que regras foram criadas pelo ser humano e, apesar de existirem e haver razões que justifiquem esse padrão proposto, nada é melhor do que ficar feliz com nossas singularidades.

Para auxiliar-nos, porém, nessa tarefa de pendurar pendentes em casa, veja as alturas comumente recomendadas pelos profissionais na estética da casa:


1 - Para pendentes em corredores ou salões abertos, ou seja, sem móvel embaixo, a medida ideal dele até o chão é de 2 metros a 2,10 metros:
Imagem daqui

2 - Para pendentes sobre mesas de cabeceira da cama, fica lindo deixá-los mais baixinhos e a medida aqui aconselhada é de 30 a 50 cm do tampo da mesa. Porém, há casos em que até 1 metro de distância da mesa os pendentes continuam esteticamente equilibrados e ainda mais funcionais em iluminação para leitura. O legal é conciliar decoração com utilidade:
Imagem daqui

3 - Para pendentes sobre mesas de jantar, aconselha-se de 70 a 90 cm de distância do tampo da mesa. Quanto mais larga a mesa, mais próximo o pendente pode ficar do tampo dela. Quanto mais estreita, mais distante o pendente deve ficar. Acho que em mesas pequenas, de cozinha, por exemplo, 1 metro de distância da mesa é uma distância razoável. Já para mesas quadradas e redondas de 8 ou mais lugares, 70 ou 80 cm de distância do tampo é o ideal. Já para mesas retangulares, 90 cm de distância fica uma estética mais confortável:
Imagem daqui.

4 - Para pendentes sobre mesas pequenas de centro, há uma variedade estética aceitável e vai depender se à frente dos pendentes há uma tv ou não, por exemplo; se é apenas um ou se são mais pendentes. Em todos esses casos, os pendentes sobre mesas de centro baixas, oferecem várias possibilidades, entre 1,8 metro até 1,2 metro do tampo, com alturas variadas para combinações de 2 ou mais pendentes:
Imagem daqui.

You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.