Como fazer um tapete para o banheiro (em formato de caracol)

by - 18.9.17


Algo que, sei por experiência, empolga as crianças, é empreender algo diferente, algo que ninguém na família já fez. Que seja uma massa de pizza integral amassada a 8 mãos ou mesmo um jogo de tabuleiro, não importa muito qual atividade, mas o fato é que sempre que pudermos envolver nossos filhos em algo novo (que poderá virar ritual, claro) é bom pra todos!

Quem não gosta de uma novidade, não é?

Esse tapete aqui, por exemplo, foi uma brincadeira para reaproveitar toalhas em desuso. E as crianças se envolveram e se divertiram demais! Claro que eu tive que terminar sozinha, rs (e fiz isso em menos de uma hora, enquanto aguardava o jogo de futebol do meu filho), mas o resultado, por mais simples que seja o tapete, agradou demais as crianças que o adotaram em seu banheiro.

Quer aprender como se faz?

Basta cortar as toalhas em tiras da largura que desejar - quanto mais largas as tiras, mais grossas as tranças. Usei três toalhas de cores diferentes:


Juntei três tiras (uma de cada cor) e costurei bem firma (para aguentar lavagens) uma das pontas:


Depois, comecei a trançar as tiras:

Finalizada a trança, costurei a ponta final também com firmeza para aguentar as lavagens:

Depois, fui enrolando e costurando a trança em formato de caracol. É importante costurar o máximo de pontos de encontro possível (parte que meus filhos não conseguiram me ajudar):

Esse é o resultado da primeira trança, aguardando as demais emendas:

Então deixei que meus pequenos trançassem as demais tiras já costuradas em uma das pontas...


Depois, juntei as tranças feitas por eles e fui costurando até formar um grande tapete em formato de caracol. Não sei quanto tempo vai durar, mas eles têm adorado sair do banho e pisar nesse tapete que ajudaram a confeccionar com bastante empolgação ao trançarem as tiras...

Criar brincadeiras, reaproveitar o que está parado, envolver os filhos em atividades diferentes, gerar resultados divertidos, bonitos, alegres, isso tudo é tão especial! Não me importo tanto por um tapete elegante como pelo processo de construir esse, pois afinal, tudo passa, mas os momentos bons engrandecem nosso tempo.

De vez em quando, volta aqui no donaperfeitinha.com pra conferir nossos posts, tá?


You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.