Entrada gostosa e prática: terrine de creme de ricota, pesto, tomate seco e abobrinha.

by - 25.9.17

Essa receita aprendi com a Sandra Matarazzo, num post dela patrocinado, rs. Como não uso o produto por ela recomendado, mas faço-o caseiro, vou ensinar hoje o passo a passo que foi inspiração da receita dela.

Curiosidade: Por que terrine?

É chamado terrine todo prato (principalmente entradas e patês) em formato retangular, oval ou redondo. Terrine é uma palavra francesa que em português é terrina e significa recipiente fechado, retangular ou redondo que tem tampa e vai ao fogo.

Hoje em dia, chamamos de terrine também entradas cremosas, nesses formatos, que não necessariamente vão ao forno ou fogo. Como é o caso da nossa receita de hoje, terrine de abobrinha super prática e muito saborosa!

Abaixo a imagem do recipiente que usei para a terrine: um tabuleiro de pão, retangular:

RECEITA:

1 - A ideia é cobrir o tabuleiro com plástico filme, com sobras para fora que vão cobrir o terrine de abobrinha.

2 - Fatiar fino uma abobrinha no seu comprimento e grelhar em grelha de ferro com marcações para que deixe marcas bonitas na abobrinha.

3 - Misturar creme de ricota comprado pronto com tomate seco  

4 - Fazer um pesto de manjericão (batendo muito manjericão com azeite no liquidificador - você pode acrescentar um pouco de castanha, se gostar).

MONTAR:

1 - Coloque as tiras de abobrinha grelhada cobrindo todo o fundo e laterais da forma de pão (sobre o plástico filme estendido). Deixe abobrinha para fora da forma para virar por cima do creme no final - ou cubra com mais abobrinha se precisar.

2 - Distribua o creme de ricota com tomate seco sobre a abobrinha.

3 - Coloque o pesto de manjericão sobre o creme de ricota.

4 - Você pode fazer mais camadas se preferir, e intercalar com mais abobrinha grelhada, porém, eu faço mais simples e, depois da etapa 3, eu apenas distribuo o restante do creme de ricota com bastante tomate seco.

5 - Fecho o restante das tiras de abobrinha que sobraram para fora da forma e completo com mais abobrinha até tampar todo o creme.

6 - Fecho o plástico filme por cima.

7 - Levo à geladeira por uma ou mais horas antes de servir.

8 - Para servir, retire a terrine da forma, colocando-a sobre o prato e retirando o plástico filme:




É muito gostosa essa entradinha!!!!

Faça e me conte. Publique no Instagram sua foto e me marque no @blog.donaperfeitinha

A gente se encontra!




You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.