Fotinho ou fotinha? Saiba o porquê de ser 'a fotinho'

by - 20.9.17


Sempre fui leitora atenta e curiosa e a leitura nos apresenta um mundo de palavras que fogem da nossa lógica arraigada no que 'sabemos' sobre a maioria. E generalizar pela maioria é sempre perigoso, em qualquer campo do conhecimento, incluindo a escrita, claro.
São esses detalhes, as exceções, que mais gosto de aprender sobre o português...

Escrever é uma atividade habitual minha desde a infância e sempre busquei estudar a razão de ser do uso de muitas palavrinhas, evitando equivocar-me... (apesar que sei que isso é impossível, mas adoro aprender com meus erros).

Confesso ter aprendido um pouco tarde na vida a respeito de 'a fotinho', pois não via lógica quando a maioria das palavras são escritas no diminutivo acompanhando seu artigo, como em 'a canetinha'. Mas eu nunca tinha parado pra pensar que algumas palavras femininas terminavam com a vogal 'o' (como 'a moto') e outras palavras masculinas terminavam com a vogal 'a' (como 'o problema'). Resolvi que partiria para estudos mais afincos a respeito...

Lembro-me como se fosse ontem (apesar de já fazer quase 10 anos isso), quando a leitura de 'fotinho' chamou minha atenção para o fato de que eu muito provavelmente falava e escrevia errado ao usar em seu lugar 'fotinha'.

A lógica veio clara em minha mente e fui estudar algum material que tinha (minha internet era bem ruim na época). Não encontrei exatamente sobre o diminutivo de foto, mas deparei-me com a palavra tribo.

Diminutivo de 'a tribo' é 'a tribinho'.

Tribo é uma palavra feminina terminada em 'o'. O diminutivo acompanha a vogal final da palavra e não o seu gênero (ou artigo).

  • Portanto, para foto (que vem de fotografia e, portanto, é 'a foto'), o correto é também fazer o mesmo, 'combinar' o diminutivo com a vogal final da palavra foto, no caso 'o'. A fotinho.


- Com isso, também nos lembramos de moto (que é palavra feminina porque vem de a motocicleta): a moto.
Seu diminutivo é 'a motinho':


- E também nos lembramos de libido que é 'a libido'.
Seu diminutivo, portanto, é 'a libidinho'.

Bem... Acontece o mesmo (diminutivo 'combinando' com a vogal final da palavra e não com seu gênero) com palavras masculinas, vejamos essas:

  • Programa = O programa. Diminutivo = O programinha.
  • Problema = O problema. Diminutivo = O probleminha.

Meus filhos nunca acharão estranho dizer 'vamos tirar uma fotinho?', pois já aprenderam assim. 
A estranheza está em mudar um costume...


10 anos falando corretamente, ainda sinto um bloqueio, rsss. Em breve, a estranheza vira história pra contar... Espero que com você também!











You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.