Sobre saber exatamente o que não gosta de fazer e mudar isso


Na vida é importante repararmos se estamos fazendo muitas coisas pelos motivos errados. Vejo muitos 'reclamões' pelas esquinas. Torturados pelas 'obrigações', tudo aquilo que eles dizem que 'tem que fazer', mas odeiam, sabe?

Faça uma lista. O que é que você faz, de tudo que faz na vida, que detesta?

Algumas pessoas detestam cozinhar, mas cozinham porque 'têm de cozinhar'. Por que têm?

Algumas pessoas detestam almoçar TODO DOMINGO na casa dos pais, mas batem cartão todo domingo por lá. Por que elas fazem isso?

Algumas pessoas assumem alguma 'obrigação' a mais do trabalho, algo que realmente não fazem com prazer, mas fazem porque querem o dinheiro a mais no final do mês. Será mesmo que elas necessitam desse dinheiro a mais?

Então... Para que nossa vida fique melhor, é preciso agirmos a respeito.

E há duas opções para escolhermos:

1- Transformar a forma como vemos essa 'obrigação'. E basta mudar a frase TENHO QUE FAZER por ESCOLHO FAZER e o motivo porque você escolhe realizar aquilo.

Se você fez sua lista de coisas que detesta, analise-a agora! Pergunte-se se está disposto a continuar fazendo aquilo pelo resto da vida por ALGUM MOTIVO QUE É IMPORTANTE para você. Faça isso com cada item da lista, da maneira abaixo:

Eu escolho___________________porque quero____________________________.
(Atividade retirada do livro Comunicação Não-Violenta).

Se houver um motivo que não seja:
- um dever
- algo para evitar uma vergonha
- algo para evitar sentir culpa
- algo para obter aprovação do outro
- por motivo de dinheiro

...você muito provavelmente conseguirá transformar a forma de pensar sobre isso.

Sei de um pai que detesta levar a filha todos os dias para a escola, mas agora parou de reclamar a respeito, pois descobriu um motivo muito bom pra se lembrar quando estiver fazendo isso:

Ele passou a dizer: EU ESCOLHO levar minha filha para a escola todos os dias PORQUE QUERO que ela estude nessa escola que está mais de acordo com meus valores do que a escola mais próxima da nossa casa para a qual ela poderia ir à pé.

Interessante, né?

Conheço também alguém que ao fazer esse exercício, descobriu algo diferente, descobriu que não tinha um MOTIVO IMPORTANTE para continuar fazendo aquilo que odiava que é costurar.

Ela costurava todas as roupas dos filhos e do marido porque achava que TINHA QUE FAZER ISSO, afinal, ela sabia costurar!

Ela, então, decidiu pela segunda opção:

2 - Transforme sua vida para melhor, deixando de fazer aquilo que detesta. Normalmente, você deverá optar por essa atitude, quando descobrir que o motivo que te leva a fazer algo que não gosta é:

- um dever (como a senhora que achava que TINHA que costurar as roupas da família!)
- algo para evitar uma vergonha (como eu que deixei de entrar para o YOUTUBE - inscreva-se no meu canal AQUI, por vergonha das outras pessoas)
- algo para evitar sentir culpa (como aqueles que frequentam a casa dos pais, mesmo que apenas para repetir momentos de muita insatisfação apenas porque não querem se sentir culpados por não atender a todos os pedidos deles)
- algo para obter aprovação do outro (como o marido que trabalha 2 turnos para que a esposa esteja feliz com a conta bancária deles)
- por motivo de dinheiro (como a promotora de justiça que faz cooperação em outra cidade apenas para ter mais dinheiro no banco, sem necessidade real, enfrentando estradas longas e correndo risco de acidente toda semana).

(história baseada em caso contado pelo autor no livro 'comunicação não-violenta):
A senhora que percebeu QUE NÃO TINHA que costurar para a família e passou a levar as roupas para uma costureira profissional fazer o serviço, teve uma mudança drástica na alegria da sua vida. Ela deixou de reclamar. Ela fazia isso o tempo todo e até seu marido e filhos perceberam o quanto ela estava mais feliz e agradável. Foi bom pra todo mundo! E é isso que normalmente acontece quando...

Quando damos atenção às nossas necessidades interiores, ao que realmente fará nossa vida mais feliz.

Que sejamos todos capazes de fazermos esse olhar pra dentro da gente e agirmos a respeito.
Estou na torcida!
Depois me conta lá no CANAL DONA PERFEITINHA onde recebo seus comentários.




Sobre saber exatamente o que não gosta de fazer e mudar isso Sobre saber exatamente o que não gosta de fazer e mudar isso Reviewed by Dona Perfeitinha on maio 31, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.

""Obrigada por visitar e compartilhar! Inscreva-se no YouTube!""

Tecnologia do Blogger.