O criticismo de pessoas que acham que dominam A VERDADE


Eu vou te contar sobre o tipo de pessoas com quem eu adoro conversar...
Esse tipo não classifica, mas abraça um monte de gente diferente, porém igual nesse aspecto caloroso:

O aspecto da dúvida. 

O tipo de pessoa com quem eu adoro conversar é o tipo de pessoa que tem dúvidas. Que sabe que não domina as verdades do mundo e sabe além:
Sabe que não existem verdades absolutas.

Com elas sempre aprendo algo novo, seja no campo da informação ou da admiração por elas. Elas me encantam e a conversa rende. Dúvidas nos fazem aprofundar assuntos dos mais interessantes, nos fazem trocar ideias e conhecimento, nos permite conhecer o caráter e a essência de quem conversa com a gente, nos permite ouvir delicadamente o que o outro tem para nos oferecer. E essa vulnerabilidade que a dúvida nos condiciona é a vulnerabilidade de mostrar nosso ser para o outro, algo que a gente só faz no âmbito da identificação. Quando temos dúvidas, temos mais respeito pelo diferente, temos mais empatia pelos sentimentos de quem conversa com a gente e temos mais coragem em frente aos desafios, uma coragem de quem quer aprender mais, de quem sabe que ainda pouco sabe e por isso mesmo caminha mais, vai mais adiante, pois para aqueles que já sabem tudo, qual o motivo que existe para eles continuarem caminhando?

Tenho um dó tremendo das pessoas que, ao contrário daquelas que têm dúvidas, cada vez mais dizem conhecer as verdades, que acham que dominam tudo a respeito de tudo. E, com o tempo, acabam criticando todos por qualquer coisa. Se acham o máximo! Acham que estão 'ajudando' (e usam essa desculpa) aos outros ao lhes dizer 'verdades'. Imagino que elas vivam pensando em coisas negativas sobre o outro e isso é pesado demais. Deve ser horrível ser assim! Tenho me afastado de pessoas muito críticas, muito 'donas das verdades', pois são pessoas chatas que não acrescentam. Elas tem ar professoral o tempo inteiro. Fazem questão de dizer que já sabiam, já conheciam, já vivenciaram (ou pior: com o verbo no presente). E daí, poxa? Ouça! Há sempre algo novo em meio ao que já se sabe que se possa aprender! Especialmente humildade!
Acho muito legal dividirmos conhecimentos como os professores fazem, mas desde que estejamos abertos também a ouvirmos o outro, a aprendermos também com o outro. Existem professores encantadores e outros chatos demais, não existem? E a diferença entre eles é exatamente essa: enquanto uns continuam com dúvidas, os outros não carregam nenhuma e vivem exatamente igual! Esses últimos nunca deixarão de ser chatos se não pararem pra ouvir o outro e aprender também com o outro. Eles são como adolescentes que não foram educados sobre como é conviver na sociedade. Continuam agindo como adolescentes, dominados por sua certeza de saber mais que o outro, que todos! 

O criticismo exagerado é resultado da falta de dúvidas e isso, claro, afasta as pessoas ou mantém por perto apenas aquelas que sabem usar máscaras tão bem quanto as que acreditam ser melhores em tudo. 

A sorte é que podemos escolher com quem conviver!
E agradecer por podermos conviver com pessoas maravilhosas, cheias de dúvidas, é algo que quero fazer mais vezes.

Acordei hoje com um sentimento de gratidão profundo por ter passado um final de semana cercado de pessoas com quem pude trocar dúvidas e experiências, com quem pude ser vulnerável e não me sentir criticada, com quem eu aprendi muitas coisas realmente novas e positivas.




O criticismo de pessoas que acham que dominam A VERDADE O criticismo de pessoas que acham que dominam A VERDADE Reviewed by Dona Perfeitinha on setembro 30, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz. Temos o poder de escolha sobre as palavras que proferimos. Escolha ser gentil! Respondo mais rapidamente no canal do YouTube, porém, aos poucos, vou respondendo aqui. Veja se a informação que precisa já não está na postagem. Espero o melhor pra você! Meu objetivo aqui é te inspirar e me inspirar junto à troca que tivermos!

""Obrigada por visitar e compartilhar! Inscreva-se no YouTube!""

Tecnologia do Blogger.