DICAS

ALIADOS DA CASA

REFLEXÕES

Como escolher o tecido para o sofá? Aprenda o que considerar e os cuidados necessários!

by - agosto 03, 2020


Escolher bons tecidos para sofá nem sempre é tarefa fácil. Mas, isto não está relacionado com modelos e estilos. Mas sim, com a qualidade e com a funcionalidade do tecido em questão. E por isso, no texto de hoje, vamos te ajudar a entender melhor como fazer isso de uma forma prática e objetiva.

Antes de mais nada, é importante lembrar que comprar um bom tecido para sofá é também reflexo de encontrar uma boa loja que entenda do assunto. Lembre-se sempre daquela máxima: “o barato, sai caro”. Então, investir em itens de qualidade certamente farão toda diferença lá na frente.

Entenderemos a seguir um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!

 

Tecidos para Sofá – Como escolher o melhor modelo?

 

Como escolher os melhores modelos de tecidos para sofá? Para isso, há um passo a passo simples que você deve levar em consideração. Cada um dos modelos é feito para suportar um tipo de pressão e desgaste. Logo, escolher aquele que mais se encaixar com sua realidade fará toda diferença no longo prazo.

Por exemplo, se você possui animais de estimação em casa, saiba que um tecido para sofá muito frágil e com uma textura que fica muito marcada, pode ser uma escolha ruim. Mas, este é apenas um exemplo. Iremos entender mais alguns a partir de agora para que você saiba o que considerar. Acompanhe!

 

Ideal para crianças e animais

 

Se você tem crianças em casa, ou animais de estimação, saiba que o tecido também precisa considerar isso, por um simples motivo: desgaste! O sofá é um objeto que sofre um desgaste muito grande com o tempo e, claro, o tecido está lá para que este desgaste tenha a menor aparência possível.

E no caso de ter crianças em casa ou animais de estimação, o desgaste pode ser ainda mais acelerado. Seja por acumular sujeira ou mesmo criar rasgos (no caso de gatinhos que adoram arranhar o tecido).

Neste caso, o tecido precisa ser grosso, resistente, sem texturas que criem marcas e, de preferência, de uma tonalidade escura, que é para não criar um aspecto de sujeira.

 

Doenças respiratórias


Outra característica muito importante que você precisa considerar na escolha de bons tecidos para sofá, é para o caso de doenças respiratórias. Se alguém da família tiver algum problema neste sentido, evite tecidos que possam acumular pó e opte por aqueles mais sintéticos e mais fáceis de limpar.

O sofá é um dos móveis da casa que mais podem acumular pó. E isto é comum, mesmo que tenhamos o trabalho constante de limpeza. Afinal, as partículas que voam para casa “adoram” se acomodar no estofado e, muitas vezes, de forma imperceptível. Mas, para pessoas alérgicas, isto pode ser um verdadeiro problema.

Então, todo cuidado é pouco.

 

 

Espaços externos

 

Outro critério importantíssimo que você precisa considerar na hora da escolha de seus tecidos para sofá, é a questão dos espaços externos. Nem todos os tecidos são feitos para serem usados em estofados ou poltronas externas. Afinal, chuva, vento e sol podem danificar as tramas e causar o desgaste das estampas e, claro, fazer com que você tenha que trocar o tecido constantemente.

Para isso, escolha tecidos adequados, como é o caso dos Acquablocks. Eles são feitos para resistirem a intempéries mais diversos e, claro, você acaba economizando com manutenção e trocas.

 

Quais são os tipos de tecido para sofá?


 Até aqui, entendemos tudo que você precisa considerar antes de comprar tecidos para sofá. Mas, quais seriam os tipos ideais para que você escolha aquele que mais se encaixa com alguma necessidade acima?

Separamos uma lista com alguns modelos de tecido que você certamente encontrará nas melhores lojas do segmento, como a JC Decor. Falaremos abaixo sobre os tecidos Suede, Courivn, Acquablock e Chenille.

Acompanhe.

 

Tecido Suede

 

O tecido Suede é uma ótima opção para estofados. Afinal, ele possui uma cartela de cores muito variada, principalmente pelo fato de sua produção ser simples, mas muito eficiente. Ele é feito em poliéster e seu toque aveludado muitas vezes é o que determina a compra ou não do produto.

Sentir o toque macio do Suede é, para muitas pessoas, um convite ao bem-estar. E se somarmos isto a um estofado grande e que “abrace” nosso corpo, certamente será uma ótima escolha!

 

Tecido Courvin

 

O tecido Courvin é um dos mais utilizados no mercado, principalmente pelo fato de ser muito elegante. Afinal, ele se assemelha muito ao couro natural o que, para muitas pessoas, é um diferencial incrível.

Justamente pelo fato de se assemelhar ao couro, o preço torna-se muito mais acessível do que o preço do couro original. É um tecido sintético que possui uma variação incrível de cores e que pode combinar com uma decoração mais rústica e clássica.

Este tipo de tecido é muito fácil de ser limpo, uma vez que possui características impermeáveis e não acumula sujeira, como tecidos convencionais.

 

Tecido Acquablock

 

O tecido Acquablock é um dos mais incríveis do mercado de tecidos para sofá. Afinal, ele é um ótimo bloqueador de água. Ou seja, é impermeável. E isto faz dele uma ótima opção para instalar em poltronas e estofados externos que possam estar, eventualmente, a “disposição” de intempéries.

Mas, por ser impermeável, muitas vezes a qualidade estética acaba ficando de lado. Mas não é o caso dos modelos Acquablock. Eles possuem uma coloração “extra” para não desbotar, com tonalidades muito bonitas, o que faz o produto ter um acabamento elegante e convidativo ao bem-estar.

 

Tecido Chenille

 

O tecido Chenille é um verdadeiro convite ao bem-estar e aconchego. Afinal, ele é feito em seda, lã e algodão. Ou seja, uma matéria prima que pode fazer toda diferença na hora de descansar, relaxar ou curtir um filminho na sala. Ele se assemelha também ao veludo convencional, que apresenta um toque carinhoso e sedoso para a apele.

 

DICAS PARA CUIDAR DO TECIDO DO SEU SOFÁ

 

Até aqui, entendemos quais os melhores modelos de tecidos para sofá e como você pode escolher aquele que mais fizer sentido para suas necessidades. Mas, e como cuidar do seu tecido para que ele dure mais e você possa fazer as trocas com menos frequência? É muito simples!

O primeiro passo, é manter os tecidos longe do sol e do tempo. Menos aqueles que são feitos para isso, é claro. Somente esta atitude poderá conservar por muito mais tempo os seus tecidos.

Para fazer a lavagem, é também muito simples. Basta lavar com água fria e sabão neutro. Evite a utilização de compostos químicos muito fortes, ok? Isto ajuda a conservar ainda mais o seu tecido.


You May Also Like

0 comentários

Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/donaperfeitinha ou através do Instagram @talitadonaperfeitinha

Experimente o Canva Pro

Pesquisar neste blog